Núcleo de Cidadania Digital apresenta artigos na Conferência Ibérica de Tecnologias de Informação

20/06/2017 - 17:50  •  Atualizado 21/06/2017 15:55

O Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Ufes teve dois artigos aprovados na Conferência Ibérica de Tecnologias de Informação (CISTI 2017), evento técnico-cientifico que acontece entre os dias 21 e 24 de junho, em Lisboa, Portugal. Em sua 12ª edição, o evento conta com a participação da comunidade acadêmica e também de representantes do meio empresarial.

Foram aprovados os artigos “Gamification para promoção da inclusão sociodigital de idosos”, que aborda a experiência da aplicação de jogos nos cursos oferecidos pelo NCD, e “Projeto Tela Cidadã: transparência pública, acesso democrático e cidadania”, com temática que relata a importância do fornecimento de informação simplificada para a população e da formação do pensamento crítico na sociedade.

Os alunos do curso de engenharia da computação Marinês Rocha e Hudson Lupes, escolhidos para representar os artigos selecionados, já estão em Portugal para a apresentação do artigo. Ainda fazem parte do grupo de autores os estudantes Jonas Fiorini, Ester Barreto, Talísia Burns e Vanessa Yumi. Para arcar com os custos da viagem e apresentar o trabalho, os aprovados realizaram um Crowdfunding, campanha de financiamento coletivo na internet.

Extensão

O NCD é um programa de extensão da Universidade que tem a função de oferecer serviços gratuitos para a comunidade, com o objetivo de promover a inclusão digital e o acesso à informática de forma democrática.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)