Núcleo de Línguas completa 20 anos de atividades. Celebração será neste sábado

07/07/2017 - 10:45  •  Atualizado 10/07/2017 18:15

Núcleo de Línguas da Ufes completa no mês de julho 20 anos de atividades. Para celebrar a data, será realizada neste sábado, 8, a partir das 9 horas, uma solenidade no auditório do Centro de Ciências Exatas, no campus de Goiabeiras, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel.

O evento também marca a abertura do II Encontro de Línguas e Culturas, que reunirá estudantes e professores em oficinas, minicursos e atividades diversificadas. O encontro tem o objetivo de propiciar aos estudantes de todos os cursos de línguas e pessoas interessadas momentos de interação, expansão e troca de conhecimento linguístico-cultural.

A oferta de cursos de línguas para a comunidade acadêmica e a comunidade externa vem sendo realizada pela Ufes há cerca de 30 anos. Mas foi em 1997 que foi criado o Centro de Línguas para a Comunidade, mudando a realidade da oferta de cursos de idiomas na Grande Vitória. A proposta sempre foi promover, além dos cursos de línguas, uma formação complementar aos estudantes dos cursos de Letras da Universidade.

No início as aulas, que eram apenas de inglês (hoje há também alemão, espanhol, francês, italiano, português para estrageiros e chinês), eram ministradas nos prédios dos ICs, no campus de Goiabeiras, pois não havia uma estrutura fixa para que as aulas pudessem ser ministradas. Com o crescimento do projeto houve a necessidade de construir um prédio que pudesse comportar a demanda e, com isso, o antigo Centro de Línguas pôde abrir espaço para que novas línguas fossem ensinadas.

Agora, 20 anos depois, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação do Núcleo de Línguas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). O objetivo do núcleo é promover cursos de línguas na Universidade, além de congregar outras atividades e projetos ligados às línguas estrangeiras.

A coordenadora geral do Núcleo de Línguas, Leni Ribeiro Leite, explica que “a diferença entre o Centro de Línguas e o Núcleo de Línguas é basicamente que o projeto se tornou um objeto permanente da Ufes, assim podendo estabelecer relações com outros projetos dentro da Universidade e aumentar o número de parcerias e iniciativas”.

Atualmente, o Núcleo possui cerca de cinco mil estudantes matriculados nos cursos oferecidos, dentre os quais 10% são contemplados com bolsas de estudo. A instituição conta com cerca de 80 professores, dentre eles estudantes de graduação dos cursos de Letras oferecidos pela Ufes.

Qualidade e preço acessível são diferenciais

Para os estudantes, o Núcleo de Línguas oferece a oportunidade de estudar um idioma com qualidade e a um custo acessível. Atualmente, os estudantes pagam uma taxa semestral no valor de R$ 500,00.

A qualidade do ensino também é outro fator que atrai muitas pessoas ao Núcleo de Línguas. A profissional autônoma, Cristina Martins, conta que seu filho estudava inglês em um curso de Vitória, mas ela considerava que o aprendizado do estudante estava aquém do esperado. Por isso, decidiu buscar uma vaga no Núcleo.

“Meu filho estudava inglês há uns cinco anos em um curso de línguas de Vitória. Mas era visível que seu aprendizado estava muito lento, ele não compreendia frases básicas. Assim que ele atingiu a idade mínima para entrar no Núcleo de Línguas, que na época era o Centro de Línguas, vim buscar uma vaga para ele, pois já tinha ouvido falar que aqui era muito bom. Conseguimos a vaga e o aprendizado dele deslanchou. Foi uma escolha acertada”.

Para o estudante do primeiro módulo do curso de inglês, Iury Demuner, o objetivo é se preparar para o mercado de trabalho. “O inglês é muito importante para um bom profissional e o mercado está em busca de pessoas qualificadas”, conta.

Texto e foto: Lucas Santos