Naufes realiza encontro sobre Impacto da Reserva de Vagas no Ensino Superior

Como parte de uma ampla programação de eventos direcionada às questões da acessibilidade e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência, o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NaUfes) promove um encontro nesta quinta-feira, 8. O evento será realizado às 14 horas, na sala 5 do Prédio IC-4, no campus de Goiabeiras. Neste evento, que é gratuito e aberto ao público, a pauta central será a discussão sobre a reserva de vagas para o ingresso de pessoas com deficiência nos cursos de graduação da Ufes, e os seus impactos no ensino superior e na educação básica.

O objetivo do encontro é propor ações para as instituições e entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), o NaUfes pretende, com os eventos, mobilizar as pessoas com deficiência da comunidade universitária, além de familiares, profissionais da área e interessados sobre a temática.

De acordo com o coordenador do NaUfes, professor Douglas Christian Ferrari de Melo, a intenção é promover maior interação do núcleo com as pessoas com deficiência e seus familiares. “Buscamos a troca de experiências para a construção de uma Universidade mais acessível”, destaca.

Ele ressalta que a Comissão de Acessibilidade da Ufes, criada pela Administração Central, está finalizando uma agenda de propostas de curto, médio e longo prazo para acelerar e consolidar ações de acessibilidade nos campi da Universidade.

Agenda

No dia 19 de novembro, o Naufes vai realizar o Colóquio sobre Acessibilidade, com palestra do professor Edson Pantaleão Alves, do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação. O evento terá início

às 9 horas, no auditório do LabPetro, no Centro de Ciências Exatas (CCE). Já no dia 25, durante o Domingo da Lazer na Ufes, o Núcleo receberá estudantes com deficiência egressos da Universidade, que contarão suas experiências no mercado de trabalho.

Mais informações pelo telefone (27) 4009-2197. Saiba mais sobre o Naufes em http://www.proaeci.ufes.br/acessibilidade-naufes.

Texto: Luiz Vital