Laço azul símbolo da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Naufes realiza encontro sobre Impacto da Reserva de Vagas no Ensino Superior

Como parte de uma ampla programação de eventos direcionada às questões da acessibilidade e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência, o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NaUfes) promove um encontro nesta quinta-feira, 8. O evento será realizado às 14 horas, na sala 5 do Prédio IC-4, no campus de Goiabeiras. Neste evento, que é gratuito e aberto ao público, a pauta central será a discussão sobre a reserva de vagas para o ingresso de pessoas com deficiência nos cursos de graduação da Ufes, e os seus impactos no ensino superior e na educação básica.

O objetivo do encontro é propor ações para as instituições e entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), o NaUfes pretende, com os eventos, mobilizar as pessoas com deficiência da comunidade universitária, além de familiares, profissionais da área e interessados sobre a temática.

De acordo com o coordenador do NaUfes, professor Douglas Christian Ferrari de Melo, a intenção é promover maior interação do núcleo com as pessoas com deficiência e seus familiares. “Buscamos a troca de experiências para a construção de uma Universidade mais acessível”, destaca.

Ele ressalta que a Comissão de Acessibilidade da Ufes, criada pela Administração Central, está finalizando uma agenda de propostas de curto, médio e longo prazo para acelerar e consolidar ações de acessibilidade nos campi da Universidade.

Agenda

No dia 19 de novembro, o Naufes vai realizar o Colóquio sobre Acessibilidade, com palestra do professor Edson Pantaleão Alves, do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação. O evento terá início

às 9 horas, no auditório do LabPetro, no Centro de Ciências Exatas (CCE). Já no dia 25, durante o Domingo da Lazer na Ufes, o Núcleo receberá estudantes com deficiência egressos da Universidade, que contarão suas experiências no mercado de trabalho.

Mais informações pelo telefone (27) 4009-2197. Saiba mais sobre o Naufes em http://www.proaeci.ufes.br/acessibilidade-naufes.

Texto: Luiz Vital