Neab apresenta Projeto Imanência em roda de conversa nesta sexta-feira, 10

10/03/2017 - 14:36  •  Atualizado 13/03/2017 17:56

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes (Neab) apresenta nesta sexta-feira, 10, o Projeto Imanência, iniciativa propõe a utilização da arte para desconstruir práticas racistas no ambiente escolar. A apresentação é aberta ao público e será realizada às 18h30, em uma roda de conversa na sala 32 do prédio IC-IV do Centro de Educação da Ufes, campus de Goiabeiras. Na ocasião, serão apresentadas as etapas e a proposta político-metodológica do projeto.

Segundo dados do projeto, o racismo é uma das maiores causas dos problemas dos alunos negros. A partir dessa realidade, o Projeto Imanência propõe o uso de processos co-criativos para sensibilizar a respeito da temática étnico-racial e fortalecer o combate ao racismo nas escolas. Lançado no mês passado e com ações previstas para até maio deste ano, esse projeto será realizado em duas etapas principais: a Imersão - encontros com educadores que serão convidados a pensar formas de mediar os efeitos do racismo no cotidiano escolar e desenvolvidos em contextos visuais e multimídias diversos; e a Exposição - proposta expositiva feita a partir reconstrução das experiências dos educadores vivenciadas durante a Imersão e que visa provocar interações multimídia com os visitantes.

Resultado da parceria entre os projetos Raiz Forte e Macunaímãs, o Imanência conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, por meio de projeto contemplado pelo Edital nº 002/2016 - Valorização da Diversidade Cultural, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do Neab/Ufes e do programa de rádio Afro-Diáspora, da Rádio Universitária FM 104.7. As ações do Imanência serão sediadas no Raiz Forte Espaço de Criação, que fica situado na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória.

Etapas do projeto

Nos próximos dias 16, 18 e 23 de março, serão realizados os encontros da Imersão Imanência com educadores que serão estimulados a pensarem como mediar os efeitos psicossociais do racismo a partir de suas próprias realidades cotidianas. Na Imersão serão abordados os conceitos de identidade, subjetividade, branquitude e os educadores serão convidados a desenvolverem uma consciência que reconheça e valorize o fenótipo negro como formador do povo brasileiro. As turmas para os encontros da Imersão Imanência já estão completas e tiveram inscrições abertas até o início deste mês.

Com abertura prevista para o próximo dia 18 de abril, a Exposição Imanência contará com conteúdos desenvolvidos pelos participantes da Imersão e poder ser visitada por um mês. Dividida em ambientes distintos, essa proposta expositiva irá reconstruir as experiências dos educadores vivenciadas durante a Imersão e buscará aproximar os processos artísticos do cotidiano escolar e das pessoas em geral. Apresentando-se como uma obra aberta, esse trabalho será vivo e dinâmico, pois os visitantes poderão contribuir com a construção de novos conteúdos à medida que interagirem com seus espaços e instalações.

Raiz Forte e Macunaímãs

Criado em 2012, o Projeto Raiz Forte teve como foco a valorização do universo negro feminino por meio dos cabelos e buscou expor como as mulheres negras sofrem, ainda nos dias de hoje, para “adequarem” a padrões estéticos eurocêntricos. Fez isso por meio de fotografias, vídeos e textos que podem ser acessados no site do projeto: www.projetoraizforte.com.br. Atualmente, essa iniciativa conta uma sede denominada “Raiz Forte Espaço de Criação” onde agrega propostas e iniciativas artístico-culturais diversas que dialoguem com as discussões sobre africanismo, negritude e feminismo, funcionando como um pequeno centro cultural destinado a exposições, intercâmbio de artistas, venda de produtos educativos, ensaios e escritório.

Criado em 2011, o Macunaímãs (www.macunaimas.com.br) é uma marca de ímãs de geladeira ilustrados que expressa a diversidade cultural e étnica brasileira em suas coleções de personagens. Desenvolvido pela designer Juliana Lisboa, o projeto busca  transformar em brinquedo representações de pessoas e suas diferentes formas de beleza. O resultado são kits de ímãs formado por personagens e diversas peças - roupas e adereços - que podem ser posicionados de inúmeras maneiras conforme a criatividade de cada um. Essa marca já retratou temas como a valorização da mulher, nudismo, diversidade de gênero, cultura negra urbana, cicloativismo, entre outros.

Mais informações sobre o Projeto Imanência estão disponíveis no endereço eletrônico https://sites.google.com/view/imanencia/ .

Texto: Thereza Marinho, com informações do Neab/Ufes
Foto: Paulo Gois Bastos (Projeto Raiz Forte)