Neab lança livro e documentário sobre o candomblé em evento no dia 16

12/05/2017 - 16:35  •  Atualizado 16/05/2017 14:35

O programa de extensão “Africanidades: Identidades, Religiosidades e Patrimônio Cultural” do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes realiza na terça-feira, 16 de maio, no Teatro Universitário, o encontro “Diálogos de saberes tradicionais em comunidades de Matriz Africana”, que terá a participação de grupos tradicionais de candomblé do estado.

O evento será realizado das 18 às 20 horas e vai apresentar os trabalhos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores do programa em seus dois anos de atuação. Como parte da programação será lançado o livro “Africanidades e Seus Zeladores: identidades, religiosidades e patrimônio”, o documentário “Africanidades: Candomblés na Grande Vitória”, e a exposição fotográfica “Zeladores de Candomblé na Grande Vitória”.

Para a coordenadora do projeto, professora Cleyde Rodrigues Amorim, a Universidade é um espaço aberto a todos, por isso, é importante que essas comunidades tradicionais ocupem esse espaço e sejam contempladas pela Instituição.

Visibilidade

O programa conta com a atuação de 12 estudantes e 10 professores, que atuam para promover o fortalecimento cultural e político desses grupos. “As comunidades estão num processo de intolerância muito grande no país e precisam de mais visibilidade e contato social, inclusive para se informarem e reivindicarem seus direitos”, afirma.

A estudante de bacharelado em Ciências Sociais e atuante do programa Africanidades, Rosa Maria de Oliveira, acredita que é muito importante esse tipo de iniciativa dentro da Universidade. Para ela, que também pertence à comunidade candomblé do Estado, o programa ajuda a diminuir o preconceito, uma vez que um dos principais propósitos é levar o conteúdo estudado para as escolas e a comunidade em geral.

Segundo a coordenadora, o programa pretende continuar com os trabalhos, mapeando novas comunidades de terreiro no Espírito Santo. Dessa vez, incluindo também as comunidades de umbanda.

Para saber mais sobre o programa e suas atividades, ligar para o 4009-2957 ou pelo e-mail africanidades.ufes@gmail.com.

Neab

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) foi criado em 1980 e realiza ações de ensino, pesquisa e extensão referentes às questões da população afrodescendente. O Neab tem desenvolvido atividades interdisciplinares e cursos de formação de professores visando lutar contra o racismo e contribuir para a efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que determina para a educação brasileira o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os níveis.

Texto: Ana Luisa Monteiro
Texto: Thereza Marinho