Neab realiza evento sobre saberes tradicionais de matriz africana

05/09/2017 - 09:22  •  Atualizado 11/09/2017 12:06

“Mulheres do Candomblé - Relações Sociais e Políticas das Comunidades de Terreiros” é um dos temas debatidos durante o II Diálogos com Saberes Tradicionais de Matriz Africana. O evento, que teve início nesta segunda-feira, 4, tem a organização do programa de extensão “Africanidades: Identidades, Religiosidades e Patrimônio Cultural” do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes e será realizado ainda nos dias 05, 11 e 12 de setembro, no campus de Goiabeiras. (Veja programação abaixo).

O Neab, criado em 1980, realiza projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão referentes às questões da população afrodescendentes. Recentemente seus pesquisadores fizeram um mapeamento social das comunidades de terreiro localizadas na região metropolitana de Vitória. Os objetivos foram o de promover o fortalecimento cultural e político desses grupos, aumentar a visibilidade e contato social das comunidades e  combater a intolerância.

O Núcleo tem a coordenação dos professores Cleyde Rodrigues Amorim e Osvaldo Martins de Oliveira e conta com a participação de estudantes e professores de diversas áreas de pesquisa da Universidade.

Exposição

Paralelamente ao evento, na Biblioteca Central, acontece a exposição  “Africanidades e seus Zeladores: identidades, religiosidades e patrimônio cultural”. A mostra ficará até o dia 9 de setembro e é composta por fotos de zeladores e de símbolos sagrados do universo cultural das comunidades de terreiros da região metropolitana de Vitória.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados das 7 às 13 horas. Outras informações sobre o programa  “Africanidades” e suas atividades poderão ser obtidas pelo telefone  3145-5349 ou pelo e-mail africanidades.ufes@gmail.com.

Veja a programação para os próximos dias:

Dia 05/09

- Das 14 às 17 horas. Palestra: “Diálogos de saberes tradicionais de Matriz Africana”, com Sacerdotes e Sacerdotisas.
Local: Auditório da Biblioteca Central da Ufes.

Dia 11/09

- Das 14 às 17 horas.  Oficina: Esculturas e artefatos afro-brasileiros . Local: Galpão das Artes (atrás do Colegiado do Centro de Artes).

Dia 12/09

- Das 13h30 às 17 horas. - Diálogo de saberes tradicionais de Matriz Africana: "Relações sociais, políticas e visibilidade das Comunidades de Terreiro". Local: Anfiteatro 02 - Anexo ao IC3  (em cima da cantina do Onofre).

Texto: Jorge Medina
Foto: Neab