Neab realiza seminário nacional sobre Educação das Relações Étnico-raciais

20/10/2015 - 16:29  •  Atualizado 21/10/2015 16:42
Compartilhe

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes promove entre os dias 22 e 23 de outubro o VII Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileira, a partir das.

Durante o evento serão abordados diferentes aspectos da cultura e história africana e afro-brasileira, da religiosidade brasileira, da presença do negro na comunicação e na mídia, bem como das políticas de ações afirmativas envolvendo a população afrodescendente.

Além de mesas de debates, o evento contará com minicursos, oficinas e grupos de trabalhos. O seminário será realizado a partir das 18 horas, no auditório do Centro de Educação. A solenidade de abertura contará com a presença do reitor, Reinaldo Centoducatte

Confira a programação:

22/10

18h – Mesa de abertura com o reitor Reinaldo Centoducatte; a  pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda; a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e coordenadora do Observatório de Ações Afirmativas da Região Sudeste (OPAAS), Ahyas Siss; a coordenadora do Observatório de Ações Afirmativas da Ufes(OPAA/Ufes), Rosimeire Santos Brito; e a coordenadora do Neab/Ufes, Cleyde Rodrigues Amorim.

18h30 – Mesa de Ações Afirmativas com a professora da UFRRJ Ahyas Siss,  e com os professores da Ufes, Rosimeire do Santos Brito, Sérgio Pereira dos Santos e Andrea Bayerl Mongim.

 

23/10

9h – Mesa sobre Religiões de Matrizes Africanas, com os professores da Ufes Cleyde Rodrigues Amorim, Osvaldo Martins Oliveira e Sandro José da Silva; e com o presidente da Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Raimundo Nonatto Pereira da Silva (Taata Konmannanjy).

12h – Almoço

14h às 17h – Minicursos, oficinas e grupos de trabalho

18h – Mesa sobre Formação de Professores, com os professores da Ufes Patricia Gomes Rufino Andrade, Leonor Franco de Araújo, Aissa Afonso Guimarães e Maria Cristina Figueiredo Aguiar Guasti.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho