Negros na história é tema de nova exposição na Biblioteca Central

04/12/2019 - 17:31  •  Atualizado 04/12/2019 17:31

Africanidades em transcriações infantis é o tema da nova exposição inaugurada na Biblioteca Central, campus de Goiabeiras. A mostra traz um registro de produções de crianças de 5 e 6 anos do turno matutino do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte sobre a relevância dos negros na história do Brasil.

Com organização das professoras Larissa Gomes e Jussara Alves e da auxiliar de creche Flávia Finamore, a exposição apresenta fotos, artesanatos, máscaras, abayomis (bonecas negras), máscaras africanas e histórias infantis.

Africanidades é resultado do projeto de ensino Africanidades: a história que a história não conta, ministrado com as crianças no decorrer deste ano. “O incômodo vivido por crianças negras ao desenhar, pensar e narrar sobre si, sobre a cor de pele, tipo de cabelo e sobre a dor sentida pela discriminação tira a docência do repouso e convida a problematizar sobre a relevância dos negros na história do Brasil”, explica Larissa Gomes. Para a professora, a exposição é uma “aposta política em um mundo sensível, composto por afetos alegres e bons encontros”.

A mostra Africanidades em transcriações infantis, a primeira de uma série de exposições que o Criarte vai realizar no mês de dezembro para apresentar os trabalhos produzidos pelas crianças durante o ano, fica em exibição na Biblioteca até o dia 10. Mais informações estão disponíveis no site criarte.ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno