No Dia do Folclore, Hermógenes Fonseca receberá título de Doutor Honoris Causa

21/08/2014 - 11:40  •  Atualizado 26/08/2014 14:41
Hermógenes/ foto de Rogério medeiros

Nesta sexta-feira, Dia do Folclore, a Ufes realiza uma sessão solene para conceder o título honorífico de Doutor Honoris Causa ao folclorista Hermógenes Lima Fonseca, também conhecido como Mestre Armojo.

A homenagem será no Teatro Universitário, às 10 horas, e contará com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel. A viúva de Hermógenes, Maria Augusta Fonseca, representará o homenageado.

O título é a mais alta honraria concedida pela Ufes e foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário no dia 30 de janeiro de 2014. A outorga do título foi proposta pelo reitor, que aponta para a importância de Hermógenes como folclorista, escritor e pesquisador. Centoducatte também destacou que o homenageado foi fundamental para o conhecimento, valorização e preservação do patrimônio imaterial capixaba.

“Hermógenes representa a produção do conhecimento fora da academia. Nada mais justo que a Universidade reconheça essa importância. Com essa homenagem, A Universidade Federal do Espírito Santo agradece ao Mestre Armojo, pela relevante e histórica contribuição dada à cultura folclorista capixaba”, afirma o reitor.

Para o ex-presidente e membro da Comissão Espírito-Santense de Folclore, Eliomar Mazoco, Hermógenes foi fundamental para o folclore no Estado, ao lado de Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco: “Ele despertou a atenção para o tema, delimitou o campo de estudo e definiu as primeiras políticas públicas para o setor. Ele foi um intelectual de origem popular, um pensador de fora da academia. A homenagem é mais do que merecida”.

Os convidados serão recepcionados pela banda de congo Panela de Barro, de Goiabeiras. Neste dia, o Restaurante Universitário (RU) também vai oferecer, como parte do cardápio, comidas típicas.

Perfil

Hermógenes Lima Fonseca nasceu em Conceição da Barra no dia 12 de dezembro de 1916 e faleceu em 16 de maio de 1996. Formou-se contador pela Escola Superior de Comércio de Vitória, mas também marcou sua trajetória como folclorista, jornalista e político. Hermógenes teve mais de 10 obras publicadas. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, da Comissão Espírito-Santense de Folclore e do Conselho Regional de Contabilidade, do qual também foi presidente. Como jornalista, foi colaborador dos jornais A Gazeta e A Tribuna, além de diretor do jornal Folha Capixaba, entre outros.