Nota à comunidade universitária sobre bloqueio a unidades da Ufes

20/05/2014 - 17:06  •  Atualizado 21/05/2014 18:09

A Administração Central da Ufes informa que um pequeno grupo de servidores ligado ao Sindicato dos Trabalhadores das Ufes (Sintufes) bloqueou o acesso ao primeiro e segundo andares do prédio da Reitoria nesta terça-feira,20,impedindo a entrada e prejudicando a realização das atividades em diversos setores administrativos, o que provocou a dispensa de servidores, com consequências para o cumprimentos de prazos e compromissos para com projetos acadêmicos e com fornecedores da Ufes.

O mesmo grupo tem mantido bloqueados os acessos ao Restaurante Universitário e à Biblioteca Central no Campus de Goiabeiras. Por não conseguirem a adesão voluntária dos servidores, esse grupo tem recorrido a táticas de constrangimento e intimidação direta aos técnicos administrativos e ao bloqueio de portas e portões para que não tenham acesso aos seus locais de trabalho, criando uma falso quadro de adesão a uma greve deflagrada há mais de um mês, em plena vigência do acordo coletivo pactuado com o Governo Federal até 2015.

A Administração Central da Ufes repudia atos dessa natureza por agredirem o interesse público e criarem um clima de tensão nada favorável a um ambiente de trabalho saudável. Destaca ainda que tem buscado sempre o diálogo com o Sindicato, respondendo claramente às suas reivindicações e buscado todos os recursos para o restabelecimento pacífico das atividades, em especial no Restaurante Universitário e na Biblioteca Central. No entanto, reitera a sua determinação de adotar as medidas legais cabíveis diante da ocorrência de atos dessa natureza nas dependências da Ufes. Assim, aguarda a execução de reintegração posse determinada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, emitida na semana passada, a ser realizada por oficial de Justiça designado pela Justiça Federal de Vitória.