Nota da Administração Central sobre cerco ao reitor

01/04/2016 - 11:26  •  Atualizado 03/04/2016 20:18
A Administração Central da Ufes vem a público manifestar seu profundo repúdio aos atos cometidos, na noite desta quinta-feira, 31, por um grupo de estudantes em relação a deliberações do Conselho Universitário e, pessoalmente, contra o reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel. Em clara manifestação de intolerância de nossos tempos, a institucionalidade da Universidade foi diretamente atingida quando, após uma série de agressões, o reitor foi obrigado a se proteger em um carro da segurança patrimonial por cerca de duas horas, conseguindo sair apenas com a colaboração da Polícia Militar. A Reitoria informa que as devidas medidas legais e administrativas já foram tomadas.

A manifestação teve início durante a reunião do Conselho Universitário, onde foram discutidos os encaminhamentos da proposta de transição gradual do Programa Integrado de Bolsas (PIB), destinado a estudantes de graduação da Ufes, que ocorrerá ao longo dos próximos 90 dias, garantindo as atuais bolsas em vigor por este período. Segundo a Resolução CUn nº 39, de 17 de dezembro de 2015, tais bolsas estariam vigentes até a última quinta-feira, 31 de março. No entanto, após estudo encomendado às pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Administração (Proad), de Planejamento (Proplan), de Gestão de Pessoas (Progep) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), chegou-se à proposta de manutenção das bolsas em vigor, com gradativo redirecionamento para outros programas.

A Administração Central da Ufes reitera que tal proposta foi fruto de uma série de reuniões com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).