Nota da Administração Central sobre a Fundação Ceciliano Abel de Almeida

19/05/2014 - 20:21  •  Atualizado 22/05/2014 18:56
A Administração Central da Ufes informa que encaminhou à Promotora de Justiça Curadora das Fundações do Ministério Público Estadual relatório técnico-financeiro realizado por comissão designada pela Reitoria, a qual constatou estar a Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA) em situação financeira desfavorável, o que inviabiliza a continuidade das suas operações. A Administração aguarda decisão da promotora do Ministério Público Estadual.

A comissão técnica foi formada pela Reitoria com o fim de auxiliar os gestores da Fundação Ceciliano Abel de Almeida a promover um diagnóstico e subsidiar sua diretoria na tomada de decisões administrativas. O relatório dessa comissão foi amparado por uma avaliação realizada durante o ano de 2013 por uma consultoria externa contratada pela FCAA por orientação da Reitoria, que constatou a irreversibilidade da sua condição financeira.

No que tange aos projetos da Ufes gerenciados pela FCAA, a Administração Central está buscando soluções para que prossigam podendo, de acordo com a legislação, ter a sua gerência transferida para outra fundação de apoio ou para a própria Ufes. Uma comissão designada pela Reitoria discutirá com os coordenadores o melhor encaminhamento para os projetos em desenvolvimento.

Neste contexto, encontram-se, por exemplo, projetos como o Centro de Línguas, que poderá ser absorvido por outra Fundação. As aulas no Centro de Línguas continuam sem alteração de rotina para os estudantes atendidos. Quanto à Rádio Universitária, emissora que, até o momento, tem sido administrada pela FCAA, a Ufes já manifestou interesse em receber a transferência de concessão e está cuidando do processo junto Ministério das Comunicações, de modo a operá-la diretamente, por meio da Superintendência de  Cultura e Comunicação. A rádio continuará no ar, mantendo sua programação básica até que se formalizem as condições efetivas de operação por parte da Ufes.