Nota em apoio à Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e à UFPR

24/07/2017 - 11:05  •  Atualizado 25/07/2017 17:17
A Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) manifesta publicamente seu apoio à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e à Universidade Federal do Paraná (UFPR), diante da apresentação da proposta de Emenda Aditiva à Medida Provisória 785, de 6 de julho de 2017, proposta pelo deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR). A emenda propõe transformar a Unila em Universidade Federal do Oeste do Paraná, incorporando dois campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além de ser uma proposta arbitrária, imposta sem qualquer tipo de debate com as comunidades ou instituições envolvidas, a emenda propõe uma descaracterização do projeto original da Unila, criada em 2010 com a missão de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional na América Latina. A emenda também desmembra uma das mais tradicionais universidades brasileiras, a UFPR, retirando dois de seus campi.

Por entender que a emenda fere o princípio da autonomia universitária, comprometendo e descaracterizando as duas instituições, e ignorando a importância da integração latino-americana e o papel que cabe ao Brasil neste contexto, a Administração Central da Ufes manifesta seu repúdio pela forma como o tema vem sendo tratado e ressalta o relevante protagonismo das universidades federais no combate às visões estreitas de preconceito e exclusão, e no acolhimento à pluralidade de saberes e diversidade cultural.

A Administração Central da Ufes defende, apoia e se une à UNILA e à UFPR na luta pela manutenção de sua identidade, de seu projeto pedagógico e da autonomia de sua gestão.