Notícias do Portal da Ufes passam a ser classificadas conforme os ODS da ONU

As notícias publicadas no Portal da Ufes passaram a ser classificadas, a partir de agosto deste ano, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (conheça os ODS no final deste texto). A iniciativa é parte do projeto de desenvolvimento institucional Agenda 2030 na Ufes, cujo objetivo é dar transparência à sociedade sobre as ações de sustentabilidade desenvolvidas na instituição.

“Esta é uma das frentes em que estamos atuando para identificar o que os servidores da Ufes fazem em prol dos ODS. Também fizemos um levantamento dos projetos cadastrados nas pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação e os classificamos conforme os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica a secretária de Relações Internacionais da Ufes, Patrícia Cardoso, que preside a comissão do projeto Agenda 2030 na Ufes.

Confira, nos gráficos, os números dos projetos mapeados nas pró-reitorias.

A maior quantidade de pesquisas e ações de extensão já mapeadas alinha-se aos seguintes objetivos: ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável), ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura) e ODS 10 (redução das desigualdades).

Nas notícias do Portal da Ufes, a identificação aparece ao final de cada texto, próxima ao local de compartilhamento via redes sociais, com a imagem símbolo da Agenda 2030 da ONU e os ODS vinculados a essa iniciativa. Ao clicar nessa imagem, é possível acessar uma lista com todas as notícias relacionadas a este ODS publicadas no Portal da Ufes. A solução foi elaborada em parceria entre as superintendências de Comunicação (Supec) e de Tecnologia da Informação (STI).

Ações de sustentabilidade

Vinculado à reitoria, o projeto de desenvolvimento institucional Agenda 2030 na Ufes nasceu da iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) de levantar as ações de sustentabilidade na Ufes, a exemplo do que se faz em outras universidades com destaque internacional. O levantamento serviu para elaborar o Relatório de Sustentabilidade da Ufes 2019 (clique aqui para acessá-lo) e embasou a participação da Universidade no ranking Times Higher Education (THE) sobre os ODS, em que a Ufes ficou em 3o lugar no Brasil e entre as 200 melhores universidades do mundo.

A Agenda 2030 na Ufes foi oficializada em julho deste ano e conta com a participação de dez servidores de diversos setores, incluindo professores e técnicos-administrativos em Educação. Além de mapear as ações existentes, o projeto, que integra o PDI 2020-2029 da instituição, busca avaliar as possibilidades de integração, implantação e incorporação dos ODS nas estratégias, políticas e planos da Universidade e também monitorar, avaliar e comunicar as ações da instituição com respeito a esses objetivos.

O gerente deste projeto de desenvolvimento institucional, Yuri Leite, destaca que a atuação integrada da Ufes nesse tema poderá fortalecer a implementação da Agenda 2030 no estado. “Acreditamos que a continuidade desse projeto institucional permitirá a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam com a divulgação e implementação dessa Agenda na comunidade acadêmica, nos campi da Ufes e no Estado do Espírito Santo”, afirma Leite, que também é professor e chefe da Divisão de Acordos e Cooperação da SRI.

Interessados em participar do projeto e em mais informações podem contatar o e-mail internacional [at] ufes.br.

Conheça os 17 ODS:

Texto: Lidia Neves

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.