Nova turma de professores conclui o Curso de Educação e Direitos Humanos

18/06/2018 - 18:00  •  Atualizado 20/06/2018 10:21

A Secretaria de Educação à Distância (Sead) da Ufes realizou no sábado, 16, o encerramento do Curso de Especialização em Educação e Diretos Humanos, na modalidade semipresencial, oferecido a professores da rede pública estadual.

Com 18 meses de duração, o curso formou educadores na área de Educação para a Diversidade e Direitos Humanos, buscando enfatizar a capacidade de ação reflexiva e a prática transformadora. Muitos deles atuam junto a jovens internos e em processo de ressocialização, que fizeram uma apresentação musical na solenidade (foto).

Na cerimônia de encerramento, ocorrida no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras, estudantes e professores do curso lançaram o livro Biopolítica & Educação e Direitos Humanos.

Organizado pela Sead, o curso é ofertado desde 2012 e já formou três turmas – a primeira de aperfeiçoamento e as duas últimas em nível de especialização.

Segundo o diretor acadêmico da Sead e coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Júlio Francelino Ferreira Filho, o curso foi criado para abordar a temática dos direitos humanos, no âmbito da educação, sob o viés da biopolítica. Entre os principais objetivos estão realizar cadastro de experiências de educação em direitos humanos no Espírito Santo; habilitar os participantes a desenvolver estudos, pesquisas e ações que busquem abordar a diversidade sociocultural brasileira; propiciar o aprimoramento técnico e analítico dos professores para avaliação de políticas públicas nas áreas ligadas à garantia de direitos humanos, respeito à diversidade e construção da cidadania; e aprofundar a discussão sobre as relações entre diversas modalidades de violência contemporânea e a questão da diversidade cultural.

“Estamos reformulando o projeto para ser submetido a um edital da Capes, pelo Sistema UAB. Caso seja aprovado, a previsão é iniciar uma nova turma no primeiro semestre de 2019”, explica o professor.

As disciplinas do curso foram ofertadas pela internet e em seis polos do interior do estado - Alegre, Baixo Guandu, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Piúma e São Mateus - além do campus de Goiabeiras, em Vitória. Um dos trabalhos de conclusão, de autoria da estudante Pollyanna Labeta Lack, foi selecionado e apresentado no III Congresso Internacional Nuevos Horizontes de Iberoamericana, realizado em maio, na Costa Rica.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Equipe Sead