Novos equipamentos melhoram atendimento aos usuários do Hucam

05/08/2015 - 18:15  •  Atualizado 06/08/2015 18:15

A direção do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) apresentou nesta quarta-feira, 5, o novo elevador para pacientes com restrições de locomoção e a ambulância semi UTI que foi doada pela empresa Drogarias Pacheco ao hospital, com capacidade para atender a cerca de 150 pacientes/mês.

A solenidade foi realizada no auditório da Pediatria e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel; do superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral; do gerente comercial das Drogarias Pacheco, Fábio Azevedo; da subsecretária de Atenção à Saúde do município de Vitória, Karina Espíndula; e do subsecretário de Tecnologia da Informação do município de Vitória, Márcio Aurélio Passos.

As barreiras físicas e estruturais do edifício hospitalar são um desafio, uma vez que o prédio é muito antigo e vem sofrendo várias melhorias e adequações em sua área física, na parte interna e externa. O elevador funcionará na Casa 3 do conjunto de ambulatórios do hospital - o mais movimentado do Hucam, com circulação diária de aproximadamente mil pessoas nos seus dois andares -  e visa oferecer segurança, conforto e autonomia aos usuários do Hucam.

"O elevador vai cumprir uma grande demanda social, pois ficará no ambulatório de maior circulação do hospital", conta Luiz José Gabeira Neto, chefe do Setor de Infraestrutura Física do hospital. A cabine comporta três passageiros ou o peso máximo de 250 quilos. Um grupo de colaboradores do setor foi treinado para operar o equipamento e acompanhar o paciente dentro do aparelho.

Para a instalação do elevador, a Ufes investiu R$ 33,9 mil na compra do equipamento, enquanto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) executou as obras de adaptação do prédio e a contratação dos serviços de manutenção.

Investimentos

O conjunto de investimentos em infraestrutura representa um salto no volume de recursos empregados no hospital universitário. Na comparação com 2014, primeiro ano do contrato de gestão com a Ebserh, foram gastos R$ 240 mil com esta finalidade. A previsão para 2015, até o momento, é de investir 612% a mais (R$ 1,709 milhão), somadas as ações de adequação e manutenção.

Texto: Jacqueline Vitória