Núcleo de estudos promove debate e lançamento de livro sobre movimentos sociais

27/08/2019 - 18:45  •  Atualizado 28/08/2019 08:44

O Núcleo Participação e Democracia (Nupad) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socais (PGCS) da Ufes promove nesta quarta-feira, 28, uma mesa redonda com o objetivo de discutir os movimentos sociais e as políticas públicas. O evento será realizado das 18 às 21 horas, no auditório do prédio IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras.

Intitulada Efetividade do movimento de direitos humanos na política pública: o caso do Espírito Santo, a mesa redonda contará com a participação da professora do Departamento de Ciências Sociais da Ufes Euzeneia Carlos; do representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) Gilmar Oliveira; e da representante da Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH) Verônica Bezerra. A mediação da mesa ficará por conta da professora do Departamento de Ciências Sociais da Ufes Luciana Souza.

Lançamento

Após a mesa redonda, será lançado o livro Movimentos Sociais e Institucionalização: políticas sociais, gênero e raça no Brasil pós-transição, dos autores Adrian Gurza Lavalle, professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo (USP); Euzeneia Carlos, do PGCS/Ufes; Monika Dowbor, doutora em Ciências Políticas e professora da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos/RS); e José Szwako, doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O livro relata o papel dos movimentos sociais na transformação das políticas públicas no contexto atual e como os movimentos sociais influenciam as relações que estabelecem com o Estado ao longo do tempo. A obra oferece ainda um quadro analítico para examinar a institucionalização das demandas de movimentos sociais, bem como sobre os processos de institucionalização em diversas políticas sociais: de saúde, de migração, urbanas, socioeducativas e as estruturadas por raça e gênero.

Ao analisar processos de institucionalização de movimentos sociais, os autores demonstram a insuficiência das abordagens tradicionais e estabelecem novo patamar analítico, relacional e interativo. Os estudos relatados no livro trazem evidências empíricas da importância dos movimentos sociais na produção de políticas públicas e na institucionalização de direitos no país.

Texto: Jorge Medina