Núcleo de Línguas da Ufes está com inscrições abertas para alunos iniciantes

Os interessados em ingressar nos cursos ofertados pelo Núcleo de Línguas da Ufes devem ficar atentos aos prazos de matrícula. Até a próxima terça-feira, dia 14, as inscrições são para o público prioritário: estudantes da Ufes, alunos da rede pública e graduandos de instituições privadas que tenham bolsa integral de algum programa social. A partir de quarta, dia 15, as vagas remanescentes serão abertas ao público em geral.

O ingresso no nível iniciante dispensa conhecimento prévio no idioma escolhido. Neste ano, foram abertas 540 vagas para o curso de inglês, 260 para francês, 160 para espanhol, 120 para italiano e 100 para alemão. Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao Núcleo de Línguas, localizado no campus de Goiabeiras, das 8 às 18 horas. As informações sobre documentos e requisitos para a matrícula podem ser conferidas aqui.

As aulas, de uma hora e meia, acontecem duas vezes por semana ou podem ser concentradas num só dia, às sextas-feiras ou aos sábados. Há opções de horários pela manhã, à tarde e à noite, dependendo do dia escolhido. O valor cobrado é semestral, em parcela única de R$ 580. O material didático não está incluído.

Nivelamento

Para quem já possui conhecimento no idioma e quer retomar os estudos, o Núcleo de Línguas vai oferecer a prova de nivelamento com o objetivo de avaliar em que módulo o candidato poderá ingressar. As inscrições para o teste podem ser feitas de 20 a 22 de janeiro. As provas de alemão, espanhol, francês e italiano vão acontecer no próximo dia 27, a de inglês no dia 28; todas no Núcleo de Línguas, às 18h30. A taxa de inscrição é R$ 60.

Duração

A duração total dos cursos de italiano, francês e espanhol é de quatro anos, sendo oito módulos semestrais. Já os cursos de alemão e inglês para adultos são dados em cinco anos, divididos em dez módulos. Para adolescentes que começam inglês na faixa etária de 11/12 anos, o curso tem duração de seis anos, dividido em doze módulos.

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Camila Fregona