Observatório da Mídia doa brinquedos para a Brinquedoteca do Hucam

17/11/2015 - 16:53  •  Atualizado 18/11/2015 11:44

Integrantes do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência da Ufes realizaram a entrega na tarde desta segunda-feira, 16, dos brinquedos doados na quarta edição da Feira de Troca de Brinquedos, realizada em outubro. Os brinquedos serão utilizados na nova Brinquedoteca do Setor de Pediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

Os cerca de 70 itens - entre carrinhos, bonecas e bichos de pelúcia - foram arrecadados durante a feira, realizada na Praça dos Namorados, em Vitória. O evento, segundo o superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes e um dos coordenadores do Observatório, Edgard Rebouças, é uma forma divertida de incentivar pais e crianças a fazerem uma reflexão sobre a cultura consumista.

"Durante a feira, parte dos brinquedos que as crianças levaram não foi trocada e, por isso, estamos doando para a Brinquedoteca", explica o coordenador.

A doação foi recebida pela professora e chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Hucam, Rita Elizabeth Checon de Freitas Silva.

"A certeza é de que todos os brinquedos vão ser aproveitados. Os que não puderem fazer parte do acervo da brinquedoteca podem ser doados para as crianças e adolescentes que passam pelo hospital", ressalta a professora.

Por uma questão técnica, apenas brinquedos capazes de passar por desinfecção, como os de plástico duro, por exemplo, poderão ficar na brinquedoteca, inaugurada em setembro.

O Observatório da Mídia promove a Feira de Troca de Brinquedos desde 2012, sempre em outubro, mês com o maior número de publicidades para o público infantil por causa do Dia das Crianças. O evento, realizado em parceria com o Instituto Alana, busca estimular o consumo colaborativo.

Na foto, a equipe da pediatria do Hucam e pesquisadores do Observatório da Mídia, durante a entrega dos brinquedos

Texto: Thereza Marinho, com informações da assessoria do Hucam