Oito cursos de graduação da Ufes alcançam nota máxima no Enade 2017

09/10/2018 - 17:59  •  Atualizado 11/10/2018 15:13

Os 60 cursos de graduação da Ufes avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2017 alcançaram um desempenho geral que resultou em 56% de conceitos “excelente” e “muito bom”. Oito cursos da Ufes alcançaram excelência com nota máxima (5): Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica (atrás apenas do curso da UFMG), todos do Centro Tecnológico; Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal, ambos do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias; Física-Licenciatura, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo; e Matemática-Bacharelado, do Centro de Ciências Exatas.

No total de cursos avaliados, oito obtiveram nota máxima (13%), 26 alcançaram conceito Enade “muito bom”, com nota 4 (43%); 17 com conceito “bom”, com nota 3 (28%); sete com conceito 2 (12%), e dois cursos ficaram com notas mínimas. De acordo com a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, professora Leila Massaroni, o número de cursos avaliados com nota máxima em 2017 evoluiu em comparação com a última análise, realizada em 2014, saltando de três para oito. Da avaliação participaram 3.198 estudantes concluintes da Ufes.

Indicador

O anúncio da avaliação foi feito nesta terça-feira, 9, pelo Instituto de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela avaliação dos cursos de graduação presencial no país. Foram avaliados os cursos das áreas de engenharias, licenciaturas e alguns bacharelados que compõem o chamado ciclo azul. Existem outros dois ciclos: vermelho e verde, e cada um é trienal, contemplando áreas diferentes. O Conceito Enade é um indicador de qualidade divulgado anualmente, e que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação acadêmica. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O Enade avalia também o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, a formação geral e profissional e o nível de atualização em relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Texto: Luiz Vital