Público prestigia o 2º SabadUfes

10/12/2013 - 13:52  •  Atualizado 11/12/2013 15:24

Por Cinthia Pereira e Rhaissa Afonso, com foto de João Brito (*)

No ultimo sábado o campus da Ufes em Goiabeiras foi ocupado por famílias e pela comunidade em geral que vieram desfrutar de um dia de lazer com atrações musicais, culturais e artísticas, além de serviços médicos e de conscientização sobre saúde e alimentação saudável.

A programação começou com a 1º Volta na Ufes . A caminhada pela Universidade foi coordenada pelo Grupo de Corrida Orientada do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafex). Para o estudante de Educação Física, Gean Carlos Freitas, a caminhada foi uma experiência nova: “Pude conhecer lugares que nunca tinha ido. Foi bem legal se deslocar pela universidade , sem o carro.”

Durante a manhã a comunidade também pode conhecer e praticar uma modalidade esportiva ainda desconhecida por muitos, o tiro com arco. O esporte faz parte do Projeto Piloto Universitário, que oferece várias modalidades de esportes gratuitas e é coordenado pelo professor Luis Irapoan Jucá da Silva.

Sob a orientação de supervisores, até as crianças puderam experimentar o esporte. “Eu gosto muito de poder ver como as pessoas conseguem acertar o alvo, é a primeira vez que pratico, espero conseguir”. Ricardo Garcia, de 10 anos.

Música

No palco SabadUfes, montado no gramado em frente ao Restaurante Universitário (RU), a programação musical foi aberta às 10 horas pelo Quarteto de Cordas do Sesi, que encantou o público com um repertório que foi do clássico ao popular.

Depois foi a vez da Companhia de Dança Andora Ufes, que apresentou um espetáculo de congo, jangada capixaba e ciranda . Ao longo da apresentação o grupo dançou junto ao público, promovendo uma interação com a comunidade presente. Ao meio-dia teve início a performance do grupo Kluster, um grupo de show choir, que apresenta em seu repertório músicas pop-americanas, em forma de coral.

Especialmente para as crianças, o Cine Metrópolis exibiu diversos curtas de animação. Para João Santos da Costa, de 11 anos, que estava com seus irmãos gêmeos Tiago e Lucas, a experiência valeu a pena: “Achei legal o filme. Mostrou a importância de preservar a natureza. Estou gostando desse sábado”.

A professora do Departamento de Estatística da Ufes, Nataly Jimenez, levou toda família pra aproveitar as atrações. “Encontramos várias atividades legais e para todas as idades. Acho que vamos ficar por aqui o dia todo, vamos participar de tudo. As atrações estão variadas e estou adorando”, ressaltou.

Saúde

Ao longo do dia os visitantes também puderam conferir serviços médicos, como medição da pressão e glicemia, oferecidos pelo Departamento de atenção à Saúde da Ufes. A Associação Capixaba de Redução de Danos, realizou um trabalho de conscientização sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A moradora de Vila Velha, Diana Miranda, de 54 anos, aproveitou os serviços médicos oferecidos e garante que na próxima vez voltará. “A Ufes tem um espaço maravilhoso, e estamos precisando de mais momentos de lazer na cidade, foi ótimo abrir a universidade para a comunidade”, afirmou.

O Núcleo de Voz do Espírito Santo, projeto dos alunos de Fonoaudiologia da Ufes, realizou um trabalho com orientações sobre o cuidado com a voz, promoção da saúde vocal  e prevenção de distúrbios da comunicação humana.

Tarde

No período da tarde, o Planetário recebeu crianças de todas as idades que assistiram às sessões “O Pequeno Príncipe”, “O aniversário do Pingo”, “A Terra” e “Reconhecimento do Céu utilizando o Stellariun”. Isadora, de 5 anos e o irmão Rodrigo de 8, estavam animados. Os pais, Vânia e Renato Neto, consideraram ser de extrema importância estimular seus filhos de um jeito em que eles aprendam brincando. Luíza Munaro, de 5 anos, foi pela primeira vez no planetário e estava acompanhada do pai Celso Munaro. Para Celso que é professor da Ufes, a iniciativa da universidade em promover dias culturais como este, são importantes porque aproveitam o espaço físico da Ufes de uma maneira enriquecedora.

Também passaram por lá, o grupo de escoteiros do 16° Barão de Tefé, que fica em Vila-Velha. Cristiane Zocolotti, uma das responsáveis pelo grupo e ex- aluna da Ufes, elogiou a iniciativa da universidade, e acredita que atividades do tipo, são altamente instrutivas e enriquecedoras, o que estimula a curiosidade da criança. Mas, nem só de crianças se fez o público do planetário. Os amigos Júlia Azeredo e Paulo Ricardo ficaram sabendo do Sabádufes pelo facebook, e resolveram conferir de perto a programação.

Já no palco SabadUfes, as bandas Iosvaldo, Frenesi, Band Boys, The Single Malt e Roninho Big Band, além do projeto Boca a Bocam, animaram a galera até às 20 horas.

A estudante Tais Bulgareli conta que também esteve presente à primeira edição do Sábadufes: “Gostei muito. Geralmente no sábado não tem nada para fazer e eventos assim, além de estimular a cultura, dão valor às bandas do Estado”. Os amigos Mirna Borges, Sheila Caria, Anderson Dias e Leilane Dias, vieram da Serra para assistir aos shows. Segundo a psicóloga Sheila, que estava com seus três filhos, Lui de 8 anos, Sami de 6 e Manu de 2, a iniciativa da universidade é muito legal, porque o campus é muito bonito e precisa ser aproveitado.

Confira a galeria de fotos do 2º SabadUfes no link http://goo.gl/crxCpU

(*) Bolsistas de projeto de Comunicação, supervisionados por Thereza Marinho