Pesquisa busca mapear práticas juvenis na internet

11/09/2014 - 18:51  •  Atualizado 15/09/2014 17:45
Compartilhe

Até o dia 30 de setembro a Rede Brasil Conectado estará recebendo respostas para o questionário “Jovem e Consumo Midiático”. As perguntas são sobre o uso das redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos, com foco em conhecer as diferenças desse uso pelos jovens nas diferentes regiões do Brasil. O objetivo é mapear as práticas e fluxos de jovens entre 18 e 24 anos nas plataformas digitais. 

Esta é terceira e última etapa da "Pesquisa Nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência", iniciada em 2012. Em outras fases, houve um mapeamento das práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, além de suas atividades no Facebook

No Espírito Santo, a pesquisa é coordenada pela professora Daniela Zanetti, do Departamento de Comunicação Social. “A pesquisa tem caráter nacional, com equipes em todos os estados, e não tem fins lucrativos. Ela tem sido muito importante para aproximar as regiões e ver as diferenças tecnológicas entre elas”, afirmou a professora.

O questionário está disponível no endereço www.redebrasilconectado.com.br até o dia 30 de setembro.

Rede

A Rede é composta por professores e pesquisadores de 47 universidades federais e privadas. O grupo é coordenado pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e tem equipes em 26 estados e no Distrito Federal.  A Rede tem o objetivo de reunir respostas de milhares de pessoas para construir um mapa das relações entre os jovens e a mídia.  

Os resultados serão divulgados em 2015. Para mais informações, acesse www.redebrasilconectado.wordpress.com

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)