Pesquisa com estudantes busca identificar condições de acesso a tecnologias de informação

05/05/2020 - 17:27  •  Atualizado 08/05/2020 18:15

A Ufes está realizando uma pesquisa entre os estudantes com o objetivo de subsidiar ações de planejamento e reorganização institucional durante e depois da epidemia provocada pelo novo coronavírus. A pesquisa foi elaborada pelo grupo de trabalho criado pela Universidade para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas com base na Resolução 07/2020 e planejar formas de retomada das atividades presenciais, quando for possível flexibilizar o isolamento, observado as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Operativo de Emergência da Ufes (COE-Ufes). .

O questionário foi enviado para o e-mail dos mais de 25 mil estudantes regularmente matriculados e poderá ser respondido até o dia 14 de maio. Caso algum estudante não tenha recebido o formulário em seu endereço de e-mail, poderá acessá-lo por meio do link https://pesquisa.ufes.br/login_especifica.php?surveyid=356363.

Segundo o grupo, a pesquisa contribuirá para a produção de informações que permitirão conhecer o perfil socioeducacional dos estudantes da Ufes, assim como as suas condições de acesso à internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Planejamento

O reitor Paulo Vargas afirmou que, no momento, a Ufes está com o calendário acadêmico vigente, mas com atividades presenciais suspensas, com possibilidade de trabalho remoto. “Precisamos ter informações para planejar e tomar decisões. Isso não significa, necessariamente, que vamos adotar aulas a distância, mas é uma iniciativa para conhecermos melhor a situação dos estudantes e dos docentes”, explicou.

O grupo de trabalho é formado pelos pró-reitores Zenólia Figueiredo (de Graduação) e Neyval Reis Júnior (de Pesquisa e Pós-Graduação); pelos diretores de Centro de Ensino Cláudia Gontijo (Educação), Neuza Brunoro (Ciências Exatas, Naturais e da Saúde) e Rogério Faleiros (Ciências Jurídicas e Econômicas); e por um membro de cada entidade representativa da comunidade acadêmica: Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes).

Texto: Thereza Marinho