Pesquisa sobre tartaruga-de-pente é destaque do programa Pesquisa Brasil

02/09/2016 - 17:28  •  Atualizado 03/09/2016 15:57
Compartilhe

O estudo sobre as populações da tartaruga-de-pente desenvolvido pela professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, Sarah Vargas, foi tema da entrevista realizada pelo programa de rádio Pesquisa Brasil, cuja edição on-line está disponível no endereço eletrônico http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/04/08/podcast-sarah-vargas/.

A professora explica como a genética é usada para estudar essa espécie que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, está ameaçada de extinção. Sarah Vargas faz parte de um grupo com mais de 13 pesquisadores do Brasil, Austrália, Estados Unidos e Irã que estão fazendo o mapeamento da rota migratória da tartaruga-de-pente para desenvolver ações de preservação da espécie.

Os resultados da pesquisa estão também na reportagem de capa da edição de maio da revista científica americana Journal of Heredity, publicada pela Oxford University Press para a Associação Americana de Genética, e na edição 507 do jornal Informa, publicado pela Ufes.

O programa Pesquisa Brasil é realizado pela Revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com a Rádio USP e vai ao ar todas as sextas-feiras, das 13 às 14 horas.

 

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho