Pesquisadora da Ufes debate sobre biotecnologia em Instituto de Biotecnologia do México

06/07/2015 - 17:51  •  Atualizado 06/07/2015 17:51

A professora Patrícia Machado Bueno Fernandes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBio), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, ministrou palestra no último dia 30 na Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Convidada para um seminário do Instituto de Biologia daquela instituição, sob a coordenação do professor Alejandro Zaldívar Riverón, a pesquisadora Patrícia Fernandes abordou o tema “Resposta de levedura de alta pressão hidrostática”.

“O objetivo das nossas pesquisas é catalisar a mudança de uma abordagem puramente empírica, para métodos baseados em evidências científicas no desenvolvimento de novos produtos industriais e processos que dependem de utilização de pressurização”, salienta a pesquisadora Patrícia Fernandes. A palestra foi ministrada no auditório do Jardim Botânico do Instituto de Biologia da Unam.

A levedura “Saccharomyces cerevisiae” é estudada para a produção de bebidas alcoólicas e de combustível de etanol. Esses estudos são desenvolvidos no PPGBio, o que torna a Ufes uma referência internacional nesta área. Patrícia explica que durante a fermentação alcoólica, células de levedura são expostas a várias condições de estresse que podem diminuir a sua viabilidade. A resposta de estresse, geralmente, envolve alterações na expressão dos genes, conduzindo a um aumento dos níveis de proteínas que possuem uma função de proteção.

Texto: Luiz Vital