Pesquisadores da Ufes podem se candidatar a doutorado sanduíche pela Capes

21/01/2019 - 11:31  •  Atualizado 21/01/2019 11:32

Estudantes de doutorado da Ufes poderão se inscrever para estágio em instituições de ensino superior em países estrangeiros. As bolsas serão ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/2019). Nessa modalidade, alunos que cursam doutorado no país podem realizar parte dos estudos em centros de excelência científica em países estrangeiros. Após a finalização da bolsa, os pesquisadores devem retornar ao Brasil, para integralizar créditos e defender sua tese.

Cada Programa de Pós-graduação da Ufes com  curso de doutorado será contemplado com uma cota de bolsa do PDSE/2019, com exceção dos programas de Política Social, Educação, Saúde Coletiva, Biotecnologia, Doenças Infecciosas, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Química, que foram contemplados, em 2018, pelo Programa de Internacionalização da Capes (PrInt).

A divulgação dos editais internos dos programas de pós-graduação deverá ser feita até 21 de janeiro e as inscrições dos candidatos serão recebidas de 22 de janeiro a 5 de fevereiro.  Cada programa poderá indicar um doutorando que receberá 12 mensalidades de bolsa de doutorado sanduíche, ou dois, que receberão seis mensalidades. A bolsa PDSE/2019 inclui ainda auxílios para deslocamento e seguro saúde.

Objetivos

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes oferece cotas institucionais para bolsas de estágio em pesquisa de doutorado em outros países, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior (IES), de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação (PPG) no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

No caso da Ufes, a participação no PDSE/2019 tem, entre seus objetivos, ampliar as oportunidades de colaboração entre grupos de pesquisa da Universidade e de países estrangeiros, incrementando também o número de publicações conjuntas entre pesquisadores da Ufes e de instituições de excelência científica no exterior.

Mais informações no edital anexado abaixo, no endereço prppg.ufes.br e nas páginas dos programas de pós-graduação da Ufes.

Texto: Nábila Corrêa

Edição: Ana Paula Vieira