Pesquisadores do Cepad lançam livro sobre drogas nesta quinta, 8, no campus de Maruípe

07/03/2018 - 16:27  •  Atualizado 08/03/2018 09:11

Será lançado nesta quinta-feira, 8, às 10 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos, no campus de Maruípe, o livro “Drogas: E Eu com Isso? Na perspectiva de um Centro Regional de Referência”. Organizado pelos professores Marluce Miguel de Siqueira e Vitor Buaiz, o  livro é resultado da trajetória do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas (Cepad) da Ufes, que há 20 anos vem produzindo e organizando conhecimentos científicos sobre o tema.

A obra composta por 205 páginas discute as políticas públicas sobre drogas, a epidemiologia e a rede de atenção psicossocial. Os textos foram redigidos em parceria com outros Centros Regionais de Referência (CRRs) da Região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

A professora Marluce afirma que o livro também tem o objetivo de capacitar profissionais de diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, justiça e segurança pública, que trabalham com a atenção à saúde dos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. “Trabalhamos com metodologia ativas, com enfoque teórico-prático da atenção compartilhada e em rede pelos vários setores, visando à redução de danos na saúde e da reinserção social dos usuários, com atividades interativas e integrativas”, acrescenta.

O livro aborda também as potencialidades e os dilemas a serem superados pelo modelo dos CRRs , além das atividades teórico-práticas desenvolvidas pela equipe do Centro Regional de Referência sobre Drogas do Estado do Espírito Santo (CRR-ES).

Cepad

O Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Cepad) foi fundada em julho de 1996, com o objetivo  de prestar assessoria e planejamento em dependência química. Trata-se de um centro interdisciplinar, que realiza pesquisas na área da saúde mental, especialmente sobre substâncias psicoativas, e reúne docentes e profissionais de diversas áreas do conhecimento da Universidade e de outras instituições da área da saúde e afins.

No Cepad, estudantes e profissionais também podem desenvolver, paralelamente às suas atividades acadêmicas e de serviços, uma formação em saúde mental, com ênfase no abuso e dependência de drogas.

Texto: Jorge Medina