Pesquisadores e artistas promovem evento sobre crise ecológica nesta quarta, 7

06/06/2017 - 17:40  •  Atualizado 07/06/2017 17:56

Com o objetivo de refletir sobre a crise ecológica e os impactos gerados no meio ambiente, pesquisadores da Ufes e artistas se reuniram para realizar, nesta quarta-feira, 7, o evento “Deslizes Monumentais e Sonhos intranquilos – A estética dos crimes ambientais no Antropoceno”, que será realizado na Ufes, dia 07 de junho.

O evento visa trabalhar a estética do antropoceno, termo usado por cientistas para descrever o período mais recente da história no qual as atividades humanas têm capacidade de modificar e impactar os ecossistemas. A ideia é propor um ativismo cultural, no qual o ativismo político se mistura com estratégias artísticas.

A fim de fomentar o debate interdisciplinar entre arte, estética e ativismo a partir das perspectivas dos crimes e desastres ambientais, o evento dará ênfase no caso do rompimento da barragem em Mariana (MG), que acarretou na contaminação do Rio Doce e afetou tanto os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A programação inclui mesa redonda e palestra com professores convidados e também o lançamento do livro “Desastre no Vale do Rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre destruição”, dos professores Bruno Minalez, da Universidade Federal de Juiz de Fora e Cristiana Losekann, da Ufes.

As atividades de “Deslizes Monumentais e Sonhos Intranquilos” serão realizadas no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), localizado no térreo do prédio IC-II, e na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), no campus de Goiabeiras, a partir das 13h. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Exposição

Como parte do evento, a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) receberá uma exposição com mesmo nome. A mostra coletiva tem abertura marcada para o dia 7, às 19h30, com a presença de todos os artistas participantes. A exposição se estende até o dia 10 de julho, com visitação de segunda a sexta-feira.

Veja a programação completa:

Local: auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais, no prédio IC-II

13 horas: Abertura do Evento
Elaine de Azevedo, professora do programa de Pos-Graduação em Ciências Sociais da Ufes; Yiftah Peled, professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes; e Diego Kern Lopes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

13h30: Mesa Redonda
“Avaliação dos antecedentes econômicos sociais e institucionais do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco/Vale/BHP em Mariana (MG)”, com Raquel Giffoni, professora de Sociologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

“Antropoceno ou a Era dos riscos ambientais”, com Marcelo Fetz, professor do Departamento de Ciências Sociais da Ufes.

Participação de Paulo Tavares, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), e mediação de Diego Kern Lopes (UERJ).

16 horas: Palestra
“As Utopias e a Função do Despertar – Trauma e Testemunho”, com Edson Luiz André de Sousa, professor do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Local: Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/UFES)

18h30: Lançamento do Livro “Desastre no Vale do Rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre a destruição”, com os autores Bruno Milanez, professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e Cristiana Losekann, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Ufes.

Participação da integrante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Sandra Vita, e da integrante do movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Comissão Estadual de Atingidos, Regiane Soares Rosa Lordes.

19h30 – Abertura da exposição e bate-papo
Conversa com os artistas participantes: Carla Borba, Diego Kern Lopes, Geovanni Lima, Jorge Menna Barreto, Marcos Martins, Natalie Mirêdia, Lissa Tinôco, Piatan Lube, Rafael Pagatini, Raquel Garbelotti e Yiftah Peled.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)