Pesquisadores internacionais vêm ao Estado conhecer espécies da Mata Atlântica

06/06/2016 - 17:11  •  Atualizado 07/06/2016 18:23

Entre os dias 7 e 10 de junho os professores do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luis Fernando Tavares de Menezes e Gloria Matallana Tobón, juntamente com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dorothy Sue Dunn de Araújo, receberão 25 pesquisadores de diferentes países quem vêm ao Espírito Santo conhecer a diversidade de plantas que existem na Mata Atlântica do norte do Estado.

São pesquisadores da Rússia, Estados Unidos, França, Japão, Espanha, Noruega, República Tcheca, Dinamarca e Alemanha. Acompanhados dos professores, eles farão uma excursão para conhecer os vários tipos vegetacionais e as plantas que existem na região. O roteiro da visita inclui ainda as restingas do Parque Estadual de Itaúnas (foto), as florestas protegidas pela Reserva Natural da Vale em Linhares, e a Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa, na região serrana. Nestas florestas há espécies raras, muitas delas ameaçadas de extinção.

Os pesquisadores estarão no Brasil para o 59th Annual Symposium of the International Association for Vegetation Science, um simpósio realizado anualmente pela International Association for Vegetation Science (IAVS) que reúne cientistas do mundo todo para estudos teóricos e práticos sobre vegetação, composição, estrutura, história, classificação, distribuição, ecologia, dinâmica e gestão na paisagem. Este ano o evento se realiza entre os dias 12 e 17 de junho na cidade de Pirenópolis, em Goiás.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)