Pesquisadores se reúnem em Vitória para discutir câncer de cabeça e pescoço

03/07/2017 - 16:37  •  Atualizado 04/07/2017 23:29
Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e do Hospital Santa Rita de Cássia, realiza no dia 14 de julho, das 14 às 18h10, o I Simpósio de Câncer de Cabeça e Pescoço.

O evento será realizado no auditório do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, e tem como tema central “a conduta clínica frente aos novos desafios”.

As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico isccpes@gmail.com .

Com o objetivo de debater os recentes avanços no tratamento dos pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço, o simpósio contará com a presença de vários especialistas e pesquisadores da Ufes e de instituições nacional e internacional que são referência na área.

Entre os temas que serão discutidos estão as perspectivas e os novos tratamentos da doença, os desafios dos quimioterápicos no tratamento e as contribuições da patologia para a conduta terapêutica em tumores de cabeça e pescoço.

Sintomas

O câncer de cabeça e pescoço é caracterizado por tumores que atingem a mucosa da via aerodigestiva superior, compreendida pela boca, faringe e laringe. Os sintomas mais comuns são aparecimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alteração ou rouquidão na voz. Os fatores de risco da doença são o consumo de álcool, o tabagismo e a má condição de higiene oral, que representam 75% dos casos diagnosticados.

A infecção com o vírus do papiloma (HPV) também é um fator de risco para alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço, como o câncer de orofaringe, que envolve particularmente as amígdalas ou a base da língua. A melhor prevenção, segundo os especialistas, é não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso, além de manter hábitos saudáveis de higiene bucal.


Confira a programação completa no arquivo anexado abaixo.



Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho