Pesquisas capixabas receberão mais de R$ 19 milhões por meio de editais

17/08/2018 - 17:50  •  Atualizado 23/08/2018 10:32

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) lançou nesta sexta-feira, 17, oito editais de fomento à pesquisa, totalizando um investimento de R$ 19,5 milhões.

O anúncio dos editais foi feito pelo governador Paulo Hartung, em solenidade realizada no Palácio Anchieta com a presença do diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon; do reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte; do diretor de Pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Pedro Leite Barbieri; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Vila Velha, Tadeu Uggere de Andrade; e do presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis.

Durante o anúncio, o destaque foi para o lançamento do Programa de Excelência Acadêmica da Pós-Graduação Capixaba (Propex), que não tem outra iniciativa semelhante no Brasil. Por meio deste programa, o Governo do Estado investirá diretamente em programas de pós-graduação com nível 5 (segundo a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes), com o objetivo de que eles alcancem os níveis 6 e 7, que são os maiores numa escala que começa no conceito 3.

Para o Propex serão direcionados R$ 12 milhões. “Nossa meta é apoiar seis programas, dos 13 existentes, para que atinjam, numa futura avaliação da Capes, esses níveis que atendem a padrões internacionais de excelência”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

Mestrado

Na ocasião também foram lançadas as chamadas públicas para o Nossa Bolsa em nível de mestrado, com 45 bolsas voltadas para estudantes que concluíram o curso de graduação pelo programa Nossa Bolsa; apoio a núcleos de inovação; formação de uma rede capixaba de biotérios;, além do suporte a pesquisas com os editais Universal, Bolsa de Produtividade Capixaba e Taxa de Pesquisa.

Os editais também vão apoiar pesquisas voltadas à formulação de políticas públicas voltadas à inovação para gestão pública e competitividade das empresas capixabas. Os projetos deverão abordar temas como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas para aplicação nas áreas de segurança, educação, saúde pública e desenvolvimento da indústria do Espírito Santo em diversos setores.

“Um dos objetivos dos editais da Fapes é possibilitar o diálogo entre a academia e os setores público e produtivo para atender à demanda de cooperação entre as universidades, as empresas e os governos”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

A verba dos editais é destinada ao pagamento de bolsas - que devem chegar a mais de 300 - custeio, capital e serviços de terceiros, o que contribui para a melhoria da infraestrutura de pesquisa do Estado, principalmente com a aquisição de novos equipamentos, reagentes e materiais para laboratórios.

Mais informações sobre os oito editais estão disponíveis em  https://drive.google.com/file/d/12q9xBbLQBQKVfW6ZJ4_ro1yIZ6djBYBl/view

Texto: Thereza Marinho (com informações do Governo do Estado)