Pesquisas de iniciação científica nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharias recebem menção honrosa

26/12/2017 - 10:20  •  Atualizado 26/12/2017 10:20
Compartilhe

A segunda etapa da XXVII Jornada de Iniciação Científica da Ufes concedeu o título de melhor trabalho às pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de Agronomia Weslaine Pinheiro Martin (Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, campus de Alegre) e de Engenharia Elétrica Matheus Araujo Gava (Centro Tecnológico, campus de Goiabeiras), nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharias, respectivamente.

Os estudantes apresentaram seus trabalhos e responderam às arguições das bancas formadas por professores de outras instituições de ensino superior e bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nos dias 11 e 12 de dezembro, via webconferência e skype.  

As duas pesquisas premiadas compõem os 36 trabalhos selecionados como os melhores entre os 909 apresentados durante a Jornada, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro, nos quatro campi da Ufes. Segundo o diretor da Divisão de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Antônio Rocha Neto, a apresentação dos resultados da pesquisa durante a Jornada de Iniciação Científica é, para muitos estudantes, a primeira experiência junto a avaliadores. “O significado desse encontro dá ao estudante a certeza de que seus passos foram na direção certa e conduzidos por uma orientação de excelente qualidade”, disse.

O diretor destaca ainda que a participação do estudante de graduação em um Programa de Iniciação Científica serve como um valioso instrumento de descoberta de afinidades, ou não, do estudante com determinada área de investigação científica. “Isso é de fundamental importância para o direcionamento do seu curso de graduação, influenciando na escolha das matérias optativas. Além disso, há um encaminhamento de seus estudos nos campos pelos quais sinta maior interesse”, acrescentou.

Trabalhos da XXVII Jornada de Iniciação Científica que receberam menção honrosa:

Ciências Agrárias – “Caracterização anatômica e histoquímica foliar de variedades de carica papaya L.”. Estudante Weslaine Pinheiro Martin, orientadora Elisa Mitsuko Aoyama, Departamento de Agronomia (CCAE);

Engenharias – “Plataforma multimodal para predição de movimento utilizando sinais eletroencefalográficos e eletromiográficos para utilização na reabilitação de membros inferiores”. Estudante Matheus Araujo Gava, orientador  Anselmo Frizera Neto, Departamento de Engenharia Elétrica;

Ciências Humanas – “A construção de novas rodovias e a reorganização do espaço urbano: estudo de caso da rodovia do Contorno do Mestre Álvaro”. Estudante Jéssica Garcia Uchoa, orientador Cláudio Luiz Zanotelli, Departamento de Geografia;

Ciências Sociais Aplicadas – “A resistência em Regência e a produção do comum”. Estudante Gelso de Souza Vieira, orientadora Clara Luiza Miranda (Departamento de Arquitetura e Urbanismo);

Linguística, Letras e Artes – “O ethos satírico em Juvenal”. Estudante Iana Lima Cordeiro, área Letras, orientadora Leni Ribeiro Leite (Departamento de Línguas e Letras);

Ciências da Saúde – “Potencial efeito de neutralização da N-acetilcisteína sobre danos a memória de curto e longo prazo causado por consumo de álcool em binge crônico em ratos”. Estudante Matheus Loureiro das Neves, área Farmácia; orientadora Livia Carla de Melo Rodrigues (Departamento de Ciências Fisiológicas);

Ciências Biológicas – “Avaliação da morfometria cardíaca após exposição crônica ao inseticida organofosforado, clorpirifós”. Estudante Vitor Sampaio Minassa, área Morfologia, orientadora Karla Nivea Sampaio (Departamento de Farmácia);

Ciências Exatas e da Terra – “Deposição e caracterização de filmes finos de Óxido de Titânio puro e dopado com Cério”. Estudante Patick Pires Conti, área Química, orientador Cleocir José Dalmaschio (Departamento de Ciências Naturais/Ceunes).

Texto: Letícia Nassar

Edição: Ana Paula Vieira