Pesquisas que melhoram a qualidade de vida são destaque da revista Universidade

06/11/2017 - 16:38  •  Atualizado 09/11/2017 16:20

O número 7 da revista Universidade já está disponível para leitura on-line por meio do site comunicacao.ufes.br. Nessa edição, a revista traz como destaque as pesquisas interdisciplinares que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes por meio de novas tecnologias. Professores e estudantes da Engenharia Elétrica, Medicina, Psicologia, Informática e Biotecnologia da Ufes desenvolvem em seus laboratórios exoesqueletos, andadores robóticos, robô que interage com crianças autistas e estímulos elétricos no cérebro para tratar da dependência química.

Em outra reportagem, os resultados dos trabalhos realizados pelos pesquisadores do Departamento de Oceanografia e Ecologia apontam as causas da situação crítica em que estão as lagoas capixabas e suas consequências.

Há ainda uma matéria que apresenta ao público as escapolitas.  Essas pedras raras são encontradas em apenas quatro estados brasileiros, dentre eles o Espírito Santo, e os pesquisadores do Departamento de Gemologia estudam a caracterização dessas pedras encontradas em território capixaba.

Tuberculose

O tema da entrevista dessa edição é a tuberculose. A revista Universidade conversa com a pesquisadora e vice-reitora, Ethel Maciel, uma autoridade científica internacional na área de tuberculose (TB).  A pesquisadora destaca que a tuberculose é a doença infectocontagiosa que mais mata no mundo e que o Brasil está entre os 20 países com maior carga da doença.  Confira na entrevista, as pesquisas desenvolvidas na Ufes, as estratégias definidas para o enfrentamento da TB e outras abordagens a respeito dessa doença milenar.

A música também está entre os objetos de pesquisas abordados pela revista Universidade. A reportagem sobre o cantor e compositor capixaba Sérgio Moraes Sampaio, que este ano completaria 70 anos, mostra a importância das pesquisas para o resgate de sua obra.

Artes, língua de imigração, cultura popular capixaba, educação e racismo, poluição e arquitetura, alimentação, biodiversidade e Revolução Pernambucana são outros temas abordados nesta edição.

Para ler ou baixar a publicação, basta a clicar no link https://issuu.com/ufes/docs/revistauniversidade_7_20-3_20-_20we .

Texto: Letícia Nassar