Pint of Science movimenta bares de Vitória a partir desta segunda, 20

Se você acha que ciência só acontece nos bancos e laboratórios das universidades, você está enganado: lugar de ciência é qualquer lugar, até mesmo em uma mesa de bar. É com essa ideia de popularização da ciência que começa na segunda-feira, 20, em Vitória, mais uma edição do festival Pint of Science .

O evento acontece simultaneamente em 24 países e em 87 municípios brasileiros nos dias 20, 21 e 22 de maio e tem o objetivo de ser um espaço de divulgação científica em que pesquisadores das mais diferentes áreas são convidados a saírem de seus laboratórios e irem para o bar compartilharem com a sociedade suas pesquisas e estudos. A ideia é que a ciência seja desmistificada e discutida de forma leve com o público.

O evento acontece nos bares das 19 às 21h30.

Em Vitória, o Pint of Science aconteceu pela primeira vez ano passado e é realizado sob a coordenação do diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Laércio Ferracioli. Clique aqui e confira a entrevista produzida pela TV Ufes com os detalhes da programação no Espírito Santo.

“Copo da Ciência”

A ideia do festival surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London convidaram pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla a conhecerem de perto os laboratórios dos cientistas e ver o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science.

O nome inglês do festival se refere ao copo inglês comum para se beber cervejas chamado Pint, podendo traduzir livremente o nome para “Copo da Ciência”.

 

Confira a programação em Vitória:

20 de maio

Dinossauros & Estatística – com a bióloga, paleontóloga e professora da Ufes Taissa Rodrigues; e Observando a Vida com os Olhos (Óculos) da Ciência - com a matemática, estatística e professora da Ufes Eliana Zandonade. Local: Bar do João, em Santa Martha.

Canabinóides & Drogas Lícitas – com a farmacêutica, doutora em Ciências Fisiológicas e professora da Ufes Lívia Carla de Melo; e Evolução do uso de Drogas Lícitas - com o biólogo e professor da Ufes Igor Ferraz da Silva. Local: Bar Abertura, em Jardim da Penha.

Bioengenharia Tecidual & Prevenção ao HIV – com a médica ginecologista, doutora em Saúde Pública e professora da Ufes Angélica Miranda; É possível o Desenvolvimento de Orgãos em Laboratório para Transplante - com o professor do Departamento de Morfologia da Ufes Breno Valentim Nogueira. Local: Bar Abertura, em Jardim Camburi.

 

21 de maio

2019: O Centenário do Eclipse Solar de Sobral que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein - com o doutor em Física e professor da Ufes Flávio Gimenes Alvarenga; e Da Força da Gravidade de Isaac Newton à Curvatura do Espaço-Tempo de Albert Einstein - com a física e professora da Ufes Marcia Regina Santana Pereira. Local: Bar do João, em Santa Martha.

Verdades & Contradições do CSI: A Química Forense - com o químico, professor do Instituto Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes Wanderson Romão; e Petroleômica : O DNA do Petróleo e pra que serve - com o químico e membro do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes Eustáquio Vinicius de Castro. Local: Bar Abertura, em Jardim da Penha.

Movimento Anti-Vacinas & Doenças Re-emergentes - com a enfermeira, pós-doutora em Epidemiologia e professora da Ufes Ethel Leonor Nóia Maciel; e Movimento Anti-Vacinas - com o biólogo e professor da Ufes Daniel Gomes.  Local: Bar Abertura, em Jardim Camburi.

 

22 de maio

A Crise Hídrica na Região Metropolitana da Grande Vitória se foi? - com o engenheiro, Ph.D. em Engenharia de Águas e professor da Ufes Edmilson Teixeira; A Crise Hídrica na Região Metropolitana da Grande Vitória: A Visão da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo - com o engenheiro e diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) do Espírito Santo, Fabio Ahnert; e A Crise Hídrica na Região Metropolitana da Grande Vitória: A Visão da Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas - com o biólogo e presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas e do Comitê da Bacia do Rio Itapemirim, Paulo Breda.  Local: Bar do João, em Santa Martha.

Blockchain & Custo do Desenvolvimento - com o administrador, doutor em Ecologia de Ecossistemas e professor do Centro Universitário Católica de Vitória, Luiz Carlos de Araújo; e Blockchain: Como essa tecnologia pode mudar todo o sistema financeiro - com o administrador de empresas e especialista em mercado financeiro Lelio Monteiro de Souza Junior. Local: Bar Abertura, em Jardim da Penha.

Transgênicos & Carros e Robôs Autônomos - com o engenheiro, Ph.D. em Ciência da Computação e professor da Ufes Alberto Ferreira De Souza; e Eu como Transgênicos. E você? - com a bioquímica e professora de Biotecnologia da Ufes Patrícia Machado Bueno Fernandes . Local: Bar Abertura, em Jardim Camburi.

Texto: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.