Políticas afirmativas da Ufes serão debatidas em pré-conferência no dia 28

23/11/2017 - 17:17  •  Atualizado 28/11/2017 15:27

Com o tema “Políticas Afirmativas e Saberes das Diversidades”, o Departamento de Cidadania e Direitos Humanos (Decidh), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes, promove na próxima terça-feira, 28, a Pré-Conferência de Ações Afirmativas da Ufes.

O evento é preparatório para a I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, prevista para ocorrer o primeiro semestre de 2018, que será realizada com o objetivo de avaliar a trajetória de uma década de implantação das ações afirmativas na Universidade e formular uma agenda propositiva comum que se subsidie novas ações e práticas na Instituição. O foco principal é a sustentabilidade sociocultural, territorial, educacional, científica de estudantes indígenas (quilombolas), negros, mulheres, LGBTs, pessoas com necessidades especiais e população de campo.

A Pré-Conferência será realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), em Goiabeiras, das 8 às 17 horas, e conta com apoio de diversos setores da Ufes, como pró-reitorias, núcleos de pesquisas e de extensão, Centro de Ensino, Associação de Docentes (Adufes), Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Para obter mais informações ou realizar inscrição, os interessados podem acessar o endereço eletrônico eventos.ufes.br/AcoesAfirmativas/ ou entrar em contato pelo telefone 3145-5358.

Conheça a programação:

- 8 às 8h30 – Credenciamento.

- 8h30 às 9h – Abertura solene e apresentação da Comissão Organizadora e do Comitê Político-Acadêmico.- 9 às 9h30 – Apresentação da proposta da 1ª Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, com o professor e coordenador do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Proaeci, Gustavo Forde.

- 9h30 às 12 h – Mesa redonda: “Dez anos de Ações Afirmativas na Ufes em questão: problematizando o percurso e os avanços necessários”, com os professores Jesio Zamboni (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade – Gepz/Ufes), Douglas Ferrari (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial – Neesp/Ufes), Maria Beatriz Nader (Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência – LEGPV/Ufes), e Sandro José da Silva (Licenciatura Intercultural Indígena e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab/Ufes). A mediação da mesa será de Nayara Oliveira Francisco (Coletivo de Estudantes Negras e Negros).

- 12 às 13h30 – Intervalo para almoço.

- 13 às 15h30 – Grupo de trabalho para debate sobre a metodologia de funcionamento da conferência.

- 15h30 às 16h – Intervalo.

- 16 às 17h – Plenária final – Encaminhamentos das propostas.

- 17h – Encerramento.

Texto: Jorge Medina