Por meio de convênio, estudante americana de medicina passa um mês no Hucam

11/03/2019 - 10:07  •  Atualizado 12/03/2019 17:55

Um convênio firmado entre a Ufes e o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Louisiania (LSUHSC) possibilitou a vinda de alunos de Medicina Social e Odontologia dos Estados Unidos para o Brasil. A estudante americana de Medicina, Johana Maradiaga  é a primeira estudante beneficiada com o convênio e acompanhará, durante quatro semanas, os alunos do internato em Medicina Social da Ufes, atuando nos ambulatórios do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes) e em Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Johana chegou ao estado em fevereiro e retorna ao seu país em março. Ela foi acolhida por uma família durante esse período do intercâmbio.

De acordo com informações da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes (SRI), a cooperação acadêmica entre as duas universidades prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes, informações e publicações acadêmicas; elaboração conjunta de projetos de pesquisa; e organização conjunta de eventos científicos e culturais. A parceria ocorre nas áreas de Medicina Social e Odontologia e foi viabilizada pela professora do Departamento de Medicina Social da Ufes, Raquel Baroni. O convênio tem duração até 2020, podendo ser prorrogado.

A aliança permite que os alunos da universidade americana conheçam e vivenciem o SUS, com suas dificuldades e benefícios. Em contrapartida, os estudantes do Centro de Saúde da Ufes poderão assistir aulas de simulação realística ou alta-fidelidade, acompanhar casos clínicos e treinamentos simulados nos laboratórios do LSUHSC.

“Os detalhes da ida dos alunos da Ufes para o EUA ainda estão sendo definidos. Acredito que toda troca de experiências, práticas e saberes vivenciadas pelos alunos do LSUHSC e da Ufes irão contribuir sobremaneira na formação de melhores profissionais de saúde, tanto para o Brasil como para os EUA”, afirma a professora Raquel Baroni.

Mais informações sobre novos convênios estão disponíveis no site http://www.internacional.ufes.br/.

Texto: Karla Silveira e Danielle Gonçalves (estagiárias de Comunicação)