Por meio de videoaulas, projeto ensina principais funções e usos de smartphones para idosos

Uma iniciativa do Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Ufes vem contribuindo para maior independência digital da população idosa durante a pandemia da COVID-19. Trata-se do projeto SmartIdoso, que, por meio de videoaulas, apresenta as principais funções e usos de aparelhos smartphones, como se conectar a uma rede de internet; instalar e desinstalar aplicativos; e fazer chamadas de vídeo, entre outros conteúdos.

O SmartIdoso, que surgiu de parceria firmada no início de 2019 com a Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Unapi), já havia encontrado grande procura do público-alvo no formato presencial, formando quatro turmas para os minicursos de smartphone.

A decisão de adaptar o conteúdo para as plataformas digitais veio com a constatação da importância que esses aparelhos têm tido para as pessoas idosas no período de isolamento. "Para muitos, o smartphone tornou-se o único meio de socialização com a família e os amigos, além de ser uma porta para o resto do mundo", explica a professora do Departamento de Informática da Ufes Roberta Gomes, uma das coordenadoras do projeto.

Além das videoaulas, a equipe do NCD oferece um encontro semanal com os idosos do projeto, via WhatsApp, para discutir e tirar dúvidas sobre o material produzido. Questões mais específicas podem ser tratadas em conversas privadas pelo aplicativo.

A comunidade em geral também pode ter acesso ao conteúdo do projeto por meio de vídeos disponíveis no canal do NCD no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCv0y3yrfwSkMQgw9irtr1gQ.

Inclusão digital

O NCD é um programa de extensão da Ufes que desenvolve diferentes atividades e serviços gratuitos para a comunidade com o objetivo de promover a inclusão sociodigital.

Já o Unapi atende a idosos com 60 anos ou mais, buscando melhorar a qualidade de vida de pessoas dessa faixa etária. Durante a pandemia, suas atividades presenciais foram adaptadas para a modalidade on-line, por meio de grupos formados no WhatsApp.

 

Texto: Nábila Corrêa
Imagem: Freepik
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.