Por meio de vídeos, professora aborda a relação entre os ciclos da natureza e das pandemias

04/06/2020 - 11:36  •  Atualizado 05/06/2020 15:35

Os ciclos da natureza e os ciclos das pandemias são alguns dos temas debatidos no canal do YouTube criado pela professora do Departamento de Geografia da Ufes Luiza Bricalli. Lá, a professora faz uma correlação entre os dois ciclos, os da natureza e os das pandemias, relatando e explicando esses acontecimentos ocorridos durante a história da humanidade. Ela destaca as mudanças climáticas, as oscilações das temperaturas, os fenômenos das águas e as frequências das pandemias ocorridas na sociedade durante os séculos até chegar à COVID-19.

Temas como placas tectônicas, geologia em geral, o dia do geológico, o que é ser geógrafo e os conceitos básicos de geomorfologia também são destaques no canal.

“O objetivo é discutir conceitos básicos de geomorfologia e apresentar as principais teorias, métodos e conceitos na área, além de criar um mecanismo de diálogo entre a Universidade e a sociedade”, enfatiza Luiza Bricalli.

A professora ressalta que as pessoas encontrarão, ainda, vídeo-aulas e debates sobre Geologia, Geografia Física e Geoprocessamento, além de reflexões sobre ciência, geologia e natureza, bem como relatos e apresentações de viagens em diversos ambientes geológicos do planeta, especialmente nas maiores cordilheiras do mundo.

Além disso, são identificados os monumentos geológicos naturais do Espírito Santo, os principais desertos do mundo e demais ambientes e processos geológicos, como vulcões, ambientes de geleiras e grandes formações rochosas do planeta.

O canal conta com vídeos, playlists e espaços para debates, que são realizados por meio dos comentários. A comunidade pode fazer perguntas ou sugerir temas pelo perfil @luizabricalli no Instagram.

Perfil

A professora Luiza Bricalli possui doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de Roma (Uniroma/Itália), mestrado em Geomorfologia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Geografia pela Ufes. Possui experiência em Neotectônica, Geologia, Geomorfologia, Sedimentologia e Sensoriamento Remoto.

Texto: Jorge Medina
Imagem: Freepik