Portal Edutics, de auxílio a atividades remotas, disponibiliza vídeos com tradução em Libras

O portal Edutics, que disponibiliza materiais de apoio ao desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto e Emergencial (Earte) adotado pela Ufes, passou a oferecer suas ferramentas em vídeo com versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O recurso de acessibilidade é realizado por meio do Setor de Tradução e Interpretação em Libras (STIL) da Universidade, além de intérpretes atuantes nos campi de São Mateus e de Alegre.

Os primeiros itens a contarem com tradução em Libras foram os tutoriais sobre ferramentas e aplicativos do GSuite for Education. No total, são 95 vídeos compartilhados, incluindo materiais para professores e estudantes. Também há vídeos em Libras sobre a produção de videoaulas.

As traduções iniciaram em 17 de julho e têm como foco reforçar ações de acessibilidade no contexto de ensino remoto. “O projeto colabora com o Earte na medida em que torna acessíveis todos os tutoriais para professores, servidores e alunos”, explica a coordenadora de gestão e diagramação do Laboratório de Design Instrucional (LDI), Letícia Pedruzzi.

Os tutoriais foram produzidos pelo LDI da Superintendência de Educação a Distância (Sead). As edições são realizadas pelo assistente de audiovisual da Sead e organizador do projeto, Luiz Gustavo Casagrande, com a coordenação da professora do Departamento de Desenho Industrial e integrante do LDI Priscilla Maria Garone.

Acervo digital

O portal Eductics é uma ferramenta de apoio ao Earte e disponibiliza videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros recursos. A proposta é construir um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas remotas, como parte da implantação do Plano de Contingência para retomada das atividades acadêmicas da Ufes.

Coordenado pela Sead, o conteúdo reunido no Portal Edutics é aberto e gratuito. O acervo já conta com 45 recursos, e novos conteúdos são disponibilizados regularmente.

Texto: Vinícius Fontana

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.