PPGCosmo promove palestra gratuita sobre Buracos Negros

14/09/2017 - 18:15  •  Atualizado 18/09/2017 15:36

O Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) da Ufes realizará no dia 18 de setembro, às 11 horas, a palestra Buracos Negros no início do universo, com o professor do PPGCosmo e do Observatório de la Côte d'Azur (França), José Antônio de Freitas Pacheco. O evento é gratuito e será no auditório do Programa de Pós-Graduação em Física, no Centro de Ciências Exatas, campus de Goiabeiras.

Na palestra serão apresentadas evidências da presença de quasars (QSOs) no intervalo do desvio do vermelho 6-7, quando o universo ainda não tinha alcançado a idade de 1Gyr. Estes QSOs eram provavelmente alimentados por buracos negros gigantes e a origem destes objetos neste estágio inicial ainda representa um problema. O professor Pacheco vai abordar os possíveis caminhos para a formação destes QSOs e também um modelo que corresponde bem aos dados disponíveis nos dias de hoje.

O PPGCosmo é um novo programa de doutorado internacional em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, que visa dar aos estudantes de doutorado a oportunidade de desenvolver uma carreira científica com projeção internacional. Os tópicos de pesquisa variam de aspectos teóricos para aspectos observacionais de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação.

O programa é o primeiro doutorado em Física a receber a nota inicial 5 no conceito Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sendo formado por profissionais da Ufes (instituição coordenadora), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, das universidades federais da Bahia (UFBA) e de Juiz de Fora (UFJF), do Observatório de la Côte d'Azur (OCA, França), do Fermilab (Estados Unidos), da Universidade de Portsmouth (Reino Unido) e da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

Texto: Hélio Marchioni