PPGI lidera ranking de publicações em conferências na área de Sistemas de Informação

07/01/2019 - 10:29  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Ufes lidera o ranking CSIndexbr na área de "Sistemas de Informação e Banco de Dados", à frente de outras instituições de ensino superior que também possuem programas de pós-graduação em Computação altamente conceituados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sistemas de Informação é uma das linhas de pesquisa do PPGI/Ufes.

O CSIndexbr é uma iniciativa do Laboratório de Engenharia de Software Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contabiliza publicações de artigos completos em conferências selecionadas, divididas em várias sub áreas de pesquisa em Computação. São 15 conferências em cada sub área de pesquisa, selecionadas a partir de métricas como número de artigos submetidos, percentual de artigos aceitos e h5-index. Os dados são obtidos do site DBLP, um arquivo bibliográfico das principais conferências de Computação do mundo.

Em março deste ano, o PPGI já liderava o ranking nesta área, que na época era chamado de CoreBR. Deste então, o ranking foi consolidado, estendido e agora incorpora mais dados.

Projetos aprovados

Outra conquista do PPGI foi a aprovação de três projetos no Edital Universal 2018 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal). Os projetos dos professores Rodolfo da Silva Villaca, Vinicius Fernandes Soares Mota(link is external) e Vítor Estêvão Silva Souza(link is external), membros do PPGI, foram contemplados na faixa A do edital, para fomento de até R$ 30 mil.

Além disso, o PPGI também registrou a aprovação de dois projetos de pesquisa no Edital FAPES/CNPq nº 22/2018 - Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores: Programa Primeiros Projetos (PPP). Um deles foi submetido por Dayan de Castro Bissoli, egresso do curso de Doutorado do PPGI. Participam também do projeto os professore André Amaral, orientador de Dayan durante o doutorado, e Geraldo Mauri, e os estudantes Gildasio Cravo e Wagner Altoé, ambos orientados por André Amaral. O outro projeto aprovado, na área de Ciências Exatas e da Terra, foi submetido pelo professor do Departamento de Informática e do PPGI, Vinícius Mota.