Prédio da Reitoria é fechado por grevistas

27/08/2015 - 13:48  •  Atualizado 27/08/2015 17:04

A Administração Central da Ufes manifestou posicionamento contrário à ação promovida pelo Comando de Greve dos servidores técnicos, nesta quinta-feira, 27, que impede o acesso ao prédio da Reitoria, no Campus de Goiabeiras. O movimento impede a realização de atividades fundamentais ao funcionamento da Universidade. O bloqueio da Reitoria provoca prejuízos em diversas rotinas administrativas, como a confecção das folhas de pagamento dos servidores, destinação de bolsas aos estudantes e pagamento de contratos de serviços tercerizados, entre outras.

"O movimento atinge não somente a Administração, mas a toda a comunidade universitária. Creio que a ação não representa o desejo da maioria do corpo técnico-administrativo. Apoiamos o direito de greve, mas não podemos concordar que tal tipo de manifestação ocorra, na medida em que já ocorreu interdição da Reitoria em outra ocasião, assim como do Restaurante Universitário, sendo que a Biblioteca está fechada desde o início da greve, no mês de maio", pondera o reitor Reinaldo Centoducatte.

Até a semana passada uma comissão indicada pela Reitoria vinha negociando com o comando de greve sobre as reivindicações da pauta interna, após o atendimento de vários pontos e encaminhamento de outros, mas os representantes do Comando de Greve não aceitaram os termos propostos pela Administração, tais como a liberação do acesso à Biblioteca Central para os estudantes - ao menos para consulta -, a não interdição do Restaurante Universitário e a manutenção de, no mínimo, 30% das atividades dos setores, como determina a lei.

No prédio da Reitoria funcionam o Gabinete do Reitor; as pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep), de Administração (Proad), de Planejamento (Proplan) e de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG); além da Procuradoria Federal, da Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc), das secretarias de Relações Internacionais (SRI) e de Avaliação Institucional (Seavin), e o Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs). Todos estes órgãos estão com suas atividades prejudicadas no dia de hoje.