Precarização do Trabalho é tema de seminário que começa nesta quinta, 17

15/09/2015 - 10:49  •  Atualizado 16/09/2015 18:23

Durante os dias 17 e 18 de setembro será realizado, no campus de Goiabeiras da Ufes, o I Seminário de Estudos do Trabalho, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Trabalho (NET-Ufes) do Departamento de Serviço Social.

O evento terá início às 8h30 do dia 17 e a cerimônia de abertura será no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), onde serão concentradas as atividades do seminário.

O tema do seminário é Precarização do Trabalho e Crise do Capitalismo. A conferência de abertura será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doc na Universitat Autonoma de Barcelona, Paulo Tumolo.

Segundo a organização do evento, o seminário contará ainda com a participação do professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Giovanni Alves, um dos maiores pesquisadores na área de Estudos do Trabalho.

Desemprego

O coordenador no NET, professor Renato Andrade, destaca que o evento tem como objetivo “aprofundar o debate sobre o trabalho, já que hoje esse tem sido um tema muito discutido na sociedade, por causa do aumento do desemprego e por causa das mudanças do capitalismo global”.

O seminário é direcionado a estudantes, professores, sindicalistas, trabalhadores e entidades públicas e privadas que tenham interesse na temática. Na programação os participantes encontrarão conferências, minicurso e apresentações de duas das pesquisas desenvolvidas por professores do núcleo.

As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificado. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no endereço eletrônico http://netufes.blogspot.com.br/ .

O NET-Ufes funciona desde 1998, tendo passado por uma reestruturação em 2008. Atualmente o núcleo desenvolve pesquisas, debates teóricos sobre as obras de Karl Marx e reuniões semanais, toda quarta-feira das 13 às 16 horas.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)