Primeiro dia da Mostra de Ciências traz centenas de alunos da rede pública à Ufes

22/10/2019 - 19:04  •  Atualizado 24/10/2019 11:53

Nesta terça-feira, 22, teve início a Mostra de Ciências organizada pelo Centro de Ciências Exatas (CCE), que trouxe ao campus de Goiabeiras centenas de estudantes dos ensinos fundamental e médio de 20 escolas públicas da Grande Vitória. A mostra, que integra a programação da Semana do Conhecimento, vai até sexta-feira, 25, e os trabalhos estão expostos em 18 salas temáticas nos edifícios do CCE, das 8 às 12 horas e das 13 às 20 horas.

Clique aqui e veja matéria produzida pela TV Ufes

“Eu vi aqui animais marinhos que eu nem sabia que existiam. Outros eu não sabia que estavam em extinção. Essa mostra é maravilhosa!”, afirmou o aluno Luiz Otávio de Paula, aluno do 9º ano da Escola Municipal Jonas Farias, localizada em Nova Carapina, em Serra. Ainda na sala de exposição de Biologia, Luiz Otávio teve mais uma surpresa: descobriu que uma concha, que ganhou de sua avó há doze anos, é de uma espécie em extinção, a Cassis tuberosa. “Não poderia imaginar. Minha avó ganhou essa concha do avô dela, que era pescador, e passou pra mim. Na época havia muitas dessas conchas, mas hoje, estão em extinção”, contou.

“Eu achava que os insetos só traziam prejuízo pra gente. Mas muitos são importantes para a natureza”, continuou o estudante, extasiado com a quantidade de informação adquirida na Mostra. “Onde eu estudo, não tenho essa oportunidade de conhecimento, de ver tudo isso na prática, só nos livros”.

Luiz Otávio veio à Ufes pela primeira vez, no grupo de 40 alunos dos 8º e 9º anos da escola Jonas Farias, acompanhado da professora de Matemática Anatielli Pereira Santana. “É muito importante que os estudantes vejam na prática o que aprendem na teoria, além de descobrirem outros universos e terem esse contato com a universidade. Estão encantados, tudo é novidade”, afirmou a professora.

Interação

Outra turma animada que compareceu à Mostra de Ciências neste primeiro dia veio do Colégio Estadual de Vitória. Acompanhados por cinco professores, os 170 alunos do 3º ano do ensino médio se dividiram em grupos para percorrer todas as salas da mostra.

“Hoje é aula de campo. Eles estão acompanhados de professores das diversas áreas, conhecendo os projetos, fazendo essa interação com a universidade e depois vão produzir relatórios de estudos”, explicou a professora de Língua Portuguesa Rosiani Casotti, que acompanhava um dos grupos. Ela destacou que a Mostra é importante para que os estudantes do 3º ano, que estão prestes a entrar num curso de graduação, tenham essa aproximação com o ensino superior. “Além disso”, destacou a professora, “é uma oportunidade de os alunos confirmarem a teoria na prática e de forma lúdica”.

“O que eu mais gostei foram os experimentos de Química. Aquilo que a gente só vê nos livros sendo mostrado na prática”, afirmou o aluno do 3º ano do Colégio Estadual Lucas Segatto. Segundo o estudante, que pela primeira vez esteve na Mostra, os conteúdos e a forma de apresentação, de forma lúdica, chamam a atenção dos visitantes.

Programação

A Mostra de Ciências vai até sexta-feira, dia 25. “O objetivo é divulgar conceitos científicos, aliando-os à prática experimental, e utilizando formas didáticas de apresentação do conteúdo de modo a desmistificar o fazer científico como algo complicado e distante do cotidiano, ou seja, vamos ensinar a ciência de maneira lúdica”, afirmou o professor de Física e um dos coordenadores da Mostra Thiago Bueno. Ele complementa: “O grande mérito desse evento são os alunos da graduação dos cursos de Física, Química, Estatística, Matemática, Ciências Biológicas e Engenharia Mecânica. São esses estudantes, cerca de 300, que fazem a Mostra acontecer”.

Confira algumas das atrações:

- Na Biologia, os visitantes encontrarão trabalhos sobre diversidade e riqueza da vida nos ecossistemas costeiros e marinhos, biodiversidade, fósseis, entre outros temas.

- No espaço da Estatística, é possível fazer atividades interativas utilizando conceitos básicos de probabilidade e variabilidade, por exemplo.

- Nas salas de Matemática, estão desenhos de M. C. Escher e fotos de Sebastião Salgado, além de jogos matemáticos.

- A Mostra de Química tem uma sala temática denominada Desvendando a química do meio ambiente.

- Na Mostra de Física, há demonstrações de movimento dos corpos, fenômenos eletromagnéticos e de ilusão de ótica, entre outros.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)