ProEx publica vídeos educacionais sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

16/05/2016 - 17:34  •  Atualizado 17/05/2016 15:30
Compartilhe

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) publica toda semana em sua página no Facebook vídeos educacionais a respeito do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão de graves doenças como dengue, zika e chicungunya. Na série Fale com o Especialista, que começou no dia 4 de março, seis professores da área da saúde da Universidade já esclareceram temas que abordam desde as doenças causadas pelo mosquito até a forma de controle das larvas utilizando a borra do café. Esta ação faz parte da campanha “Ufes e você contra o mosquito”.

Os vídeos têm, em média, a duração de um minuto, e o primeiro deles foi com o professor e infectologista Reynaldo Dietze, que explicou a importância do controle do mosquito. Já o vídeo com o professor do departamento de Medicina Social, Crispim Cerutti Junior, esclarece os modos de ação do Aedes aegypti. A professora e médica Angélica Espinosa Barbosa Miranda fala sobre as doenças causadas pelo zika vírus e suas complicações na gravidez.

A respeito do controle das larvas do mosquito, a professora do Departamento de Ciências Biológicas, Tânia Mara Guerra, apresenta no vídeo o passo a passo do uso da borra de café no combate às larvas. E quem fala sobre a capacidade ou não do zika vírus ser transmitido por outros mosquitos é o professor e infectologista Aloíio Falqueto. Outro vídeo postado na página do Facebook da ProEx é com a professora do Departamento de Patologia, Blima Fux, que conta a história do aparecimento do mosquito no Brasil.

Curso

Além dos vídeos, o Centro de Ciências da Saúde, no campus de Maruípe, está realizando o curso de extensão “Aedes aegypti: aspectos teóricos e práticos” destinado aos estudantes dos cursos da área da saúde. O curso abordar a morfologia, biologia e o histórico do mosquito e oferecerá, também, um módulo específico sobre as principais doenças por ele transmitidas.

A pró-reitora de Extensão, professora Angélica Espinosa Barbosa Miranda, explica que “o curso é mais uma ação da campanha que a Universidade vem desenvolvendo contra o mosquito, porque esses alunos repassarão as informações em oficinas e palestras na rede básica de saúde e ensino. Estas últimas serão realizadas em parceria com as secretarias de saúde e educação”.

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho