Setembro amarelo

Professor da Ufes publica artigo inédito sobre manuscritos de Fernando Pessoa

O professor de Arquivologia Taiguara Villela Aldabalde publicou um artigo de 55 páginas na revista científica Anais do Museu Paulista sobre os manuscritos do escritor português Fernando Pessoa. Trata-se do maior artigo sobre o tema, em número de páginas, publicado em uma revista Qualis A1, mais alta classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para periódicos científicos.

O artigo (clique aqui para ler na íntegra) descreve a pesquisa sobre os manuscritos arquivísticos de Fernando Pessoa, um dos mais conhecidos escritores portugueses do Modernismo, que ficou mundialmente conhecido por suas poesias e por criar heterônimos – autores fictícios com personalidade própria – como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

Na publicação, o professor analisa o arquivamento desses materiais na Casa Fernando Pessoa, centro cultural para onde convergiram materiais de museus, arquivos e bibliotecas que foram do escritor ou referentes a ele, bem como a documentação administrativa do local de 2006 a 2017. Foram analisadas 225 representações de manuscritos de Fernando Pessoa.

Preservação

O pesquisador questiona, em seu artigo, o entendimento do que significa espólio, já que a Casa mistura arquivos que pertenceram ao autor com outros que foram coletados de outras fontes. Aldabalde também destaca a falta de controle sobre a preservação da autenticidade dos documentos, a tematização do arquivo em detrimento da descrição arquivística, a desarticulação entre coleções particulares e arquivos públicos e a não conformidade com padrões metodológicos compatíveis com um fundo fechado de arquivo.

A pesquisa é resultado do pós-doutorado em Ciências da Informação na Fundação de Cultura Fernando Pessoa, vinculado à Universidade Fernando Pessoa ,que Aldabalde cursou na cidade do Porto, em Portugal, entre 2016 e 2017.

Na foto, representação da carta de Ofélia Queiroz para Álvaro de Campos, tratando sobre Fernando Pessoa. 

 

Texto: Lidia Neves
Foto: Acervo pessoal/Taiguara Villela Aldabalde
 
Edição: Thereza Marinho

 

 

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.