Professor do Ceunes lança livro sobre Malba Tahan nesta quinta, 12

11/12/2013 - 09:16  •  Atualizado 11/12/2013 17:53

Por Hélio Marchioni

O professor da Ufes e coordenador do curso de especialização em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Moysés Gonçalves Siqueira Filho, lançará o livro “Malba Tahan:  Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem” na próxima quinta-feira, 12 de dezembro, às 19h30, na Livraria Saraiva MegaStore, no Shopping Vitória.

O livro apresenta as múltiplas identidades apresentadas por Júlio César de Mello e Souza (foto), mais conhecido como Malba Tahan. Ele foi professor de Matemática e autor brasileiro de vários livros, entre eles “O homem que calculava”. Por meio de seus romances foi um dos maiores divulgadores da Matemática no Brasil.

Segundo o autor, o livro apresenta “episódios biográficos cotidianos”, que podem ser lidos em qualquer ordem, sem nenhum prejuízo à leitura. Escolhidos a partir da leitura e releitura dos documentos analisados e da identificação de diferentes identidades vividas por Júlio César de Mello e Souza, os episódios são independentes, embora os leitores possam encontrar vários pontos de contato entre eles.

Siqueira Filho leva o leitor para um passeio por diversos espaços brasileiros e do exterior, entre o final do século XIX e a década de 1970, levando-o a participar de discussões e decisões relacionadas ao ensino de Matemática, à produção de livros didáticos, à formação de professores e do leitor brasileiro.