Professor do Ceunes realiza visita técnico-científica a universidades alemãs

03/05/2018 - 18:05  •  Atualizado 07/05/2018 09:28

Gerar oportunidades para o intercâmbio de estudantes, servidores técnicos e docentes entre o Brasil e a Alemanha. Esse foi o objetivo principal da visita técnico-científica que o professor do Departamento de Engenharias e Tecnologia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Andreas Nascimento, realizou em sete universidades da Alemanha.

Ele destaca que, além de estreitar as relações institucionais entre os dois países, a visita teve a proposta de contribuir para aprimorar o processo de internacionalização da Universidade e abrir portas para a troca de experiências entre a comunidade acadêmica dos dois países.

“Foi possível estabelecer metas concretas com as instituições visitadas, as quais estão abertas para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, orientações conjuntas, intercâmbio de alunos, alocação de servidores para capacitação técnica, bem como para o desenvolvimento de projetos de interesse mútuo”, afirma.

Durante a visita, o professor realizou contatos com a Universidade de Ciências Aplicadas de Flensburg (FHF), Universidade de Ciências Aplicadas de Würzburg-Schweinfurt (FHWS), Universidade de Ciências Aplicadas de Ansbach (HA), Instituto e Centro de Pesquisas para Agricultura do Estado da Baviera (LFL), Universidade Técnica Bergakademie Freiberg (UBF), Universidade de Hohenheim (UHH), Universidade Steinbeis Berlim (SHB) e com o Centro de Integração de Universidades e Escolas de Ensino Superior da Baviera com Instituições da América Latina (BAYLAT).

Entre as áreas de interesse das instituições estão gestão pública, logística, informática, biotecnologia, medicina, embriologia, ciências agrárias, ciências naturais e engenharia de petróleo, dentre outras.

O professor Andreas afirmou que está à disposição para conversar com estudantes e servidores, técnicos e docentes, que tenham interesse em realizar projetos em parceria com essa instituições.

O relatório completo da visita, com detalhes sobre as parcerias possíveis, pode ser acessado no arquivo anexado abaixo.

Texto: Thereza Marinho