Professor do Ceunes realiza visitas técnico-científicas à Áustria e Itália

14/02/2019 - 15:45  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

Com o objetivo de aprimorar a internacionalização da Universidade, estreitar as relações institucionais entre os países e oportunizar o intercâmbio de estudantes e servidores, o professor do Departamento de Engenharias e Tecnologia (Detec) do Ceunes, Andreas Nascimento (na foto, ao centro), realizou visitas técnico-científicas a instituições de ensino superior da Áustria e da Itália.

Durante as visitas, foram analisados e detalhados assuntos de relevância inerentes à cooperação técnico-científica, além de questões, como a transferência de tecnologia e utilização de informações e dados.

"As instituições estrangeiras apresentaram interesse em desenvolver projetos de pesquisa em conjunto, bem como, possibilitar mobilização para realização de pós-doutorado, na forma de pesquisa plena ou na forma de livre-docência", destaca o professor. As áreas de interesse das instituições visitadas variam contemplam Administração, Informática, Tecnologia da Informação e Engenharias em geral, com ênfase para Engenharia de Petróleo.

As atividades tiveram início na Áustria, na cidade de Leoben, com reuniões na universidade local, a Montanuniversität Leoben. Em seguida, na Itália, o professor visitou a Universidade Politécnica de Torino (POLIPO), em Turim, e o Politécnico de Milão (PoliMi). Por último, Andreas Nascimento apresentou dois trabalhos técnicos na 8ª Conferência Internacional de Energia, Veneza. O primeiro, "Abordagem de Otimização de Perfuração Aplicada no Pré-Sal Camadas", cujo título original é em inglês, foi exposto apresentado oralmente. Já o segundo, "Vantagens da aplicação dinâmica de teste de taxa de perfuração usando a similaridade das curvas de tendência geradas pelos dados de perfuração" também com título original em inglês, foi exposto em pôster.

Texto: Cássia Rocha (estagiária de Comunicação)