Professor do Departamento de Matemática lança livro para projeto de nivelamento

12/05/2017 - 17:23  •  Atualizado 15/05/2017 17:22

O livro “Matemática Básica Volume 1”, elaborado pelo professor do Departamento de Matemática, Ademir Sartim, foi lançado nesta sexta-feira,  12, durante o Seminário de Projetos de Ensino da Ufes, realizado como parte do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento do Ensino (Pro-Ensino), coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).  O livro será utilizado como material didático no projeto de Nivelamento em Matemática para estudantes ingressantes nos cursos de Engenharia da Ufes.

A obra é composta por oito capítulos que abordam assuntos básicos da Matemática, necessários para uma boa compreensão da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, ofertada no primeiro período dos cursos de Engenharia. O texto não pretende apresentar uma revisão rápida da disciplina estudada no ensino médio, mas expor de forma mais criteriosa os assuntos, com justificativas necessárias para a verdadeira compreensão da Matemática.

Nivelamento

O projeto de Nivelamento em Matemática começou em 2016 após um estudo que mostrou um aumento da reprovação de 31% para 43% na disciplina Cálculo I, no período de 2006 a 2011. Com o objetivo de reduzir esses índices, o projeto teve 76% de aprovação entre os estudantes que fizeram o nivelamento contra 61% de aprovação entre aqueles que não participaram. Além disso, a iniciativa também contribuiu para a diminuição da reprovação na disciplina de Álgebra Linear, que teve 60% de aprovados entre os que fizeram o nivelamento e 43% entre os que não fizeram.

O professor Ademir Sartim é professor da Ufes desde 1979 e já exerceu as funções de chefe do Departamento e coordenador do curso de Matemática, além de ter sido coordenador da Comissão Coordenadora do Vestibular da Ufes.

Texto: Hélio Marchioni
Foto: Lucas Santos (estagiário de Comunicação)